Os adoçantes artificiais, muito usados como alternativas ao açúcar, podem prejudicar o organismo mais do que os açucares naturais. Quem o diz é o estudo realizado nos Estados Unidos e publicada na revista científica JCI Insight.
Os investigadores referem que «começar a consumir produtos diet na adolescência pode trazer prejuízos à memória e retardar o metabolismo, levando também a um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 com o passar dos anos», acrescentando que «os adoçantes são também responsáveis por fazer o paladar perder parte da sensibilidade ao açúcar».
«O consumo prolongado de bebidas e alimentos adoçados artificialmente e a perda da sensibilidade ao sabor doce faz com que as pessoas aumentem cada vez mais o consumo de substâncias industrialmente adoçadas», alertam os investigadores.
«Apesar das nossas observações não indicarem, necessariamente, que as pessoas devem parar de consumir alimentos dietéticos de baixas calorias, elas devem alertar para o seu consumo diário. Especialmente em adolescentes e jovens adultos, porque podem trazer prejuízos a longo prazo», afirmou Scott Kanoski, professor da Universidade da Califórnia do Sul e co-autor do estudo.