Partilhar

Se quer retardar o envelhecimento, hidrate-se

é o que diz este estudo.

7 Janeiro 2023
Sandra M. Pinto

Um estudo realizado nos Estados Unidos revela que a hidratação pode ajudar a retardar o envelhecimento precoce, além de reduzir problemas de saúde como doenças cardiovasculares e pulmonares.

A pesquisa foi realizada pelo Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e divulgada pela revista científica eBioMedicine e contou com dados de mais de 11 mil adultos recolhidos ao longo de 25 anos.

Durante a longa pesquisa, os participantes frequentaram consultas médicas com idades entre 45 e 66 anos, e depois voltaram para acompanhar a saúde dos 70 aos 90 anos.

A relação entre os níveis de sódio, que sobem quando a ingestão de líquidos diminui, e outros indicadores de saúde dos pacientes foram analisados pelos investigadores. Em resultado, todos os participantes apresentaram concentrações de sódio no sangue dentro da faixa normal, que é entre 135 a 146 milimoles por litro. Porém, os participantes que apresentaram um volume de 144 milimoles por litro acima envelheceram mais rápido do que os outros.

 

Conclusão: os adultos com níveis mais altos de sódio apresentam um risco 20% maior de morte prematura. As doenças crónicas também foram identificadas como frequentes em níveis acima de 142 milimoles, aumentando as possibilidades de derrame, doença pulmonar e diabetes.

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 4 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 4 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 4 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 5 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 5 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 5 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 5 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 6 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 7 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 8 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 9 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 9 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 9 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 9 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 10 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 10 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 10 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 12 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 12 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.