No estado do Benin, na África Ocidental, foram cunhadas moedas comemorativas que dariam destaque, entre outros vegetais, a uma das plantas mais comuns no seu território, a cannabis. São objetos legais, pois possuem o valor real da moeda concedida pelo Banco Central do país.
Tudo surgiu porque o país queria lançar uma edição especial que incluísse as plantas que crescem no seu território e consideravam um absurdo deixar de fora a cannabis. Portanto, esta moeda peculiar foi cunhada com referência direta à variedade Cannabis Sativa . O seu valor é de 100 francos centro-africanos (cerca de 15 cêntimos).
O que o caracteriza é o seu cheiro. Se esfregar a moeda, pode distinguir a planta da cannabis. No processo de construção, utilizaram extrato da planta original, para que se possa desfrutar do aroma.
A moeda não contém nenhuma substância ativa da planta, pelo não podem ser extraídos derivados ou compostos.
Também eram confecionados em ouro, prata e bronze, com valores diferentes, obviamente. Estas moedas começaram a ser cunhadas em 2010 e já se tornaram numa das peças que no mundo da numismática desperta grande interesse para os colecionadores.