Requer apenas alguns cuidados, que passam, em parte, pela escolha dos produtos a utilizar, como o champô.
A principal função do champô é lavar o cabelo e o couro cabeludo, idealmente, sem lhes retirar gordura em demasia e provocando o mínimo de irritação. De facto, esta rotina de higiene dita, em muito, o aspeto do nosso cabelo. Isto porque é o que permite eliminar a sujidade do dia a dia e, eventualmente, os resíduos deixados por determinados produtos, como, por exemplo, o gel de pentear ou a laca.
Cada champô é composto por diferentes ingredientes e, consequentemente, tem efeitos distintos. Assim, diferentes champôs são recomendados para diferentes tipos de cabelo.
Entre os ingredientes que normalmente constituem um champô, destacam-se:
- Água – por norma, o componente maioritário do champô;
- Detergente – o responsável pela remoção de sebo, sujidade do meio ambiente e dos resíduos de produtos utilizados em penteados;
- Acondicionadores – contribuem para deixar o cabelo suave e sedoso após a lavagem;
- Espessantes – conferem consistência ao champô;
- Estabilizadores de espuma – responsáveis pelo desenvolvimento de espuma, quando massaja o couro cabeludo;
- Conservantes – contribuem para diminuir a probabilidade de contaminação do champô com microrganismos, como bactérias e fungos, antes e após a abertura da embalagem.
A composição do champô é muito variável e depende, em última análise, da sua finalidade. Assim, um champô anticaspa, por exemplo, terá na sua composição ingredientes diferentes de um champô para cabelo seco. A própria apresentação do champô pode ser diferente: existem champôs sob a forma de líquido, creme ou pó.
As opções são vastas, concebidas todas elas para limpar, mas, também, embelezar o seu cabelo. Em caso de dúvida sobre qual escolher, aconselhe-se junto do seu farmacêutico ou cabeleireiro.
Escolhido o champô, importa reforçar a importância de o utilizar da melhor forma. Só assim poderá beneficiar ao máximo de todas as suas propriedades. Por exemplo, sabia que, por norma, não existe problema em lavar o cabelo diariamente? De facto, para um cabelo com um aspeto bonito e cuidado, pode lavá-lo exatamente com a frequência que sentir necessária. Humedecê-lo bem antes da aplicação do champô e evitar a utilização frequente do secador são outros cuidados que poderão fazer a diferença.
As opções são vastas, concebidas todas elas para limpar, tratar, embelezar e/ou modular o penteado. Em caso de dúvida, aconselhe-se junto do seu farmacêutico ou cabeleireiro.
Escolhido o champô chega a altura de saber usá-lo de forma a beneficiar ao máximo:
❶ Sempre que lavar o seu cabelo, habitue-se a escová-lo antes da lavagem para desprender mais eficazmente partículas e ativar a microcirculação do couro cabeludo;
❷ Molhe bem o cabelo antes de aplicar o champô;
❸ Espalhe o champô e massaje bem toda a cabeleira;
❹ Deixe atuar dois ou três minutos;
❺ Enxague o cabelo abundantemente com água morna de forma a remover todos os traços de champô;
❻ Antes de secar, retire o excesso de água com uma toalha
❼ Complemente a ação do champô se tem cabelos de comprimento média a longo: hidrate regularmente – uma vez por semana – com uma máscara nutritiva.