Muitas das patologias e doenças que sofremos hoje, como a hipertensão ou o colesterol elevado, podem ser corrigidas ou mesmo atenuadas através de uma mudança nos hábitos alimentares. Em muitos casos, é tão simples como remover certos alimentos prejudiciais da dieta e adicionar outro.
As ameixas secas podem ser encontrados em todos os tipos de supermercados a preços muito acessíveis, sendo que apresentam grandes benefícios.
A ameixa seca, devido ao seu aspeto, é muitas vezes confundida com as passas tradicionais; mas, estas últimas são uvas desidratadas.
As ameixas secas têm grandes benefícios, grande parte deles provenientes do seu alto teor de fibras solúveis, como a pectina, e fibras insolúveis , como a celulose e a hemicelulose.
Somado a isso, a ameixa também é uma fruta rica em vitaminas A, C, K, B1, B2, B3, B6 e minerais como cálcio, ferro, potássio, fósforo, colina e magnésio, todos responsáveis por proporcionar grandes vantagens ao corpo.
Podem ajudar a aliviar a obstipação; graças ao seu conteúdo de sorbitol, podem atuar como um laxante natural.
O seu conteúdo em vitamina C e K ajuda a proteger as artérias e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como enfarto do miocárdio ou aterosclerose. Devido ao seu aporte de fibras e compostos antioxidantes, o consumo de ameixas secas beneficia a saúde do coração, especificamente, pode ajudar a regular os níveis elevados de colesterol.
A ameixa é uma fruta rica em potássio: cada 100 g dessa fruta contém 830 mg desse mineral, que ajuda a retirar o excesso de sódio do organismo, diminuindo a pressão alta e evitando complicações, como acidente vascular cerebral ou arritmia.