À noite deve-se evitar comer pratos pesados que exijam muito esforço do sistema digestivo ou que contenham cafeína, prejudicando o descanso.
Uma pergunta recorrente que muitos fazem é se é bom ou não comer chocolate à noite.
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o consumo excessivo de chocolate negro pode ter efeitos negativos como aumentar os níveis de açúcar no sangue e causar problemas digestivos.
A cafeína está presente no café , chá, chocolate e bebidas energéticas. Esta substância tem efeitos estimulante . Cada alimento tem um nível diferente, por exemplo, o café tem concentração de 60 miligramas por chávena e os energéticos chegam a 80 miligramas.
O chocolate tem menos cafeína que o café, mas a variedade que mais tem é o chocolate amargo com 7 miligramas por porção, quanto maior o percentual de cacau, mais cafeína.
Além disso, o chocolate contém teobromina, um derivado da cafeína presente no cacau com efeito estimulante.
Então é preciso evitá-lo antes de dormir.
O açúcar do chocolate amargo também interfere no sono: se comer meia barra de chocolate, estará a consumir 26 miligramas de cafeína. O chocolate que tem menos cacau é o branco, mas como ponte negativo tem mais açúcar.
A cafeína inibe os recetores de adenosina , dizendo ao cérebro para permanecer ativo, reduzindo a sensação de sonolência e contribuindo para menos sono. É recomendado evitar o consumo de cafeína seis a oito horas antes de dormir.