Estas sete dicas para alcançar bons resultados, foram elaboradas por Graeme L. Close, professor de Fisiologia Humana na Universidade John Moores, em Liverpool, na Inglaterra, avança a BBC.
Pratique atividade física todos os dias
Exercitar-se de manhã ativa o metabolismo, e isso é importante para se preparar para o resto do dia. Não precisa de ser uma corrida intensa, apenas algo que o faça respirar um pouco mais forte. Um ‘pequeno esforço’ será suficiente para aumentar os níveis de energia.
Coma mais legumes e verduras
Legumes e verduras estão repletos de benefícios e ajudam a proporcionar uma sensação de saciedade que perdura até a próxima refeição. Incorporar espinafre, cogumelos, tomates frescos e pimentões vermelhos numa omelete é uma maneira fácil de consumir esses alimentos.
Planeie e antecipe
Muitas vezes, cometemos erros quando estamos com fome e não temos opções saudáveis à mão. Por isso, é importante ter sempre consigo alguma comida quando estiver fora de casa. Terá uma dupla vantagem: será melhor e mais barato do que comprar algo.
Evite comida ultraprocessada
Quando envelhecemos, precisamos de mais proteínas para combater a perda de massa muscular. Mesmo que tenha vontade de comer um chocolate ou biscoitos recheados, deve dar preferência a alimentos mais saudáveis e menos processados.
Resista às tentações no supermercado
A maioria dos supermercados faz os clientes atravessar todos os corredores com prateleiras repletas de alimentos menos saudáveis até chegar à caixa. Resista à tentação e organize-se. Tenha uma lista para saber o que deve comprar e cumpra-a.
Mantenha-se hidratado, mas evite consumir calorias líquidas
A água fria é a escolha ideal e, mais uma vez, a opção mais económica. Os sumos, álcool ou refrigerantes podem conter mais açúcar do que se imagina. Um corpo humano saudável é composto por dois terços de água. Os fluidos são essenciais para ajudar o sangue no transporte de nutrientes e resíduos pelo corpo, além de participarem nas reações químicas que acontecem na células.