Mas, seguindo alguns cuidados, podemos restaurar os fios e conquistar o aspeto desejado.
ÁGUA MUITO QUENTE
Banho com água muito quente é inimigo da saúde dos fios. A água quente desidrata a pele e a fibra capilar, levando a cabelo seco, fragilizado e suscetível à queda. Tal acontece porque a alta temperatura da água remove os óleos de proteção dos fios e abre os poros do couro cabeludo, fazendo com que este produza óleo em excesso para a reposição, o que causa danos à raiz e leva a ainda mais queda.
LAVAR POUCO O CABELO
O acumular de sujidade no cabelo pode causar caspa, além de entupir os folículos pilosos – o que dificulta o crescimento dos fios. O cabelo pode, sim, ser lavado todos os dias.
FALTA DE CUIDADO COM O CABELO MOLHADO
Fios molhados ficam sensíveis à quebra, e por isso devemos ter cuidado ao escovar o cabelo ou enxugar de forma agressiva. Ao lavar o cabelo, preocupe-se em desembaraçá-lo antes da secagem. No momento de secar com a toalha, faça movimentos suaves e, se possível, utilize uma toalha macia..
USO DO SECADOR SEM PROTEÇÃO
As altas temperaturas dos secadores danificam as proteínas e deixam o cabelo frágil. Uma vez que a cutícula esteja danificada, o equilíbrio de hidratação é perdido e cabelo fica mais propenso à queda. Limite o uso do secador a, no máximo, duas ou três vezes por semana, e utilize a opção de ar menos quente.
PRODUTOS FIXADORES
Se o cabelo é frágil, tenha cuidado ao usar o spray fixador. Normalmente, esses produtos são ricos em álcool, o que torna o cabelo seco e quebradiço.
DIETAS RADICAIS
Dietas restritivas ou alimentação nutricionalmente pobre fazem o organismo digerir a energia para funções essenciais de funcionamento do corpo. Por esse motivo, um dos principais sintomas físicos de uma alimentação deficitária é a queda de cabelo. Proteína é o ingrediente vital para o cabelo.