Abacate
É alcalino e combate os efeitos do excesso de ácido lático no organismo, ocasião em que os músculos não recebem boa quantidade de oxigénio.
Ajuda a reduzir os níveis de colesterol e, mesmo muito calórico, é rico em gorduras boas, que possuem efeito de termogénico natural.
Além de possuir boas quantidades de magnésio, conta com mais proteína que a maior parte das frutas, ajudando nas funções cerebrais e no relaxamento muscular.
Arroz integral
O arroz integral fornece energia e melhora o humor. Rico em vitaminas do complexo B, metionina e cistina, é fonte de magnésio e carboidratos bons para manter a energia do corpo.
Verduras
Evitam a fadiga muscular, principalmente as de tom verde escuro, pois são ricas em ferro e zinco, aumentando os níveis de oxigénio no sangue e o alcance dele até os músculos.
Espinafre
O espinafre, por exemplo, ajuda a prevenir a depressão e melhora o funcionamento do sistema nervoso.
Também é muito rico em potássio, magnésio, ácido fólico, vitaminas A, C e E, além do complexo B .
Alface
Contém a lactucina, substância que ajuda a diminuir a sensação de cansaço, possuindo, também, uma boa quantidade de fosfato, mineral importante contra a depressão e confusão mental.
Couve
É uma das folhas mais ricas em nutrientes, pois é repleta de vitaminas e minerais essenciais para o corpo e mente.
Banana
A banana contém a Vitamina B6, que ajuda a converter o açúcar em energia, através do potássio. Além disso, possui sacarose e frutose, essenciais na produção de energia.
Ovo
O ovo é rico em complexo B, vitaminas A, D e E, ferro e zinco.
Leite
Fonte de triptofano, o leite ajuda nas funções cerebrais e na sensação de felicidade. É rico em cálcio, que possui a função calmante, relaxando os músculos e induzindo o sono, além de ajudar a manter a saúde cardíaca.
Alho e cebola
Ambos evitam a fadiga muscular, promovendo fluidez na circulação sanguínea e oxigenação para os músculos, além de suas propriedades anti-inflamatórias e imunológicas.
Aveia
A aveia contém carboidratos de baixo índice glicêmico e de boa qualidade, que são armazenados no corpo e transformam-se em combustível para o cérebro e os músculos, sem aumentar os níveis de açúcar no sangue.
Oleaginosas
As nozes devem estar sempre presentes na dieta dos atletas. Elas são ricas em ômega 3, aliviando os sintomas da depressão, além de conter fibras, proteínas, fósforo e vitaminas que ajudam a impulsionar energia.
Feijão
O feijão concede muitos benefícios para a saúde. O complexo B evita o cansaço, o ferro combate a anemia e ajuda no transporte de oxigénio pelo corpo.