Há pesquisas extensas que reforçam os efeitos positivos das técnicas de meditação, incluindo mindfulness (atenção plena), meditações baseadas na atenção e meditações que cultivam a compaixão.
Mindfulness
Mindfulness é a prática de observar as realidades internas (pensamentos, emoções, memórias e sensações) e realidades externas (ambiente social e físico) de uma forma sem julgamento. Foi demonstrado que melhora a ansiedade, o stress, a insónia e a dor, entre outras coisas.
Cultivar a consciência do seu corpo regularmente (uma realidade interna) pode ajudar a detetar sintomas físicos negativos precocemente.
Meditação baseada na atenção
Esta prática geralmente envolve o uso de algum tipo de âncora para ajudar a manter um foco central na mente. As âncoras podem incluir a respiração, um mantra ou uma frase como “estou aqui agora” ou uma imagem, como a chama de uma vela (real ou digital). Cada vez que você se distrair com um pensamento, memória, emoção, imagem ou sensação, retorne à âncora.
Você pode praticar em qualquer lugar, com os olhos abertos ou fechados. Comece com 60 segundos duas vezes por dia, e aumente a partir daí. Não espere que a mente fique quieta — ela não vai ficar. A sua missão é voltar à âncora escolhida.
Meditação para cultivar a compaixão
A nossa voz crítica interior pode tornar-se muito eloquente em momentos de stress. É útil se desvencilhar dessa voz usando a meditação baseada na atenção. Em tempos difíceis, você também deve cultivar a compaixão por si mesmo, como uma pessoa que comete erros (como qualquer outro ser humano).
Encontre um lugar tranquilo e sente ou deite-se. Ative dois minutos no cronómetro. Feche os olhos, equalize a respiração (cinco segundos inspirando e cinco segundos expirando) e tente imaginar o seu próprio rosto.
Sorria fisicamente para o seu rosto e imagine-o sorrindo de volta para você. Deseje a si mesmo saúde e felicidade. Perceba que você é um ser humano que merece amor e respeito. A sua voz crítica interior pode discordar, mas faça o possível para se desvencilhar dessa voz.