Partilhar

Será que está preparado para o inevitável fim de certos relacionamentos?

Afinal, como (e quando) devemos terminar uma relação de amizade?

13 Abril 2023
Sandra M. Pinto

Quando fazemos novos amigos raramente pensamos no final dessa nova relação. É comum acreditar que esse tipo de amizades podem durar uma vida toda, no entanto como sabemos muitas das conexões sociais que estabelecemos acabam por atingir um fim.

As pessoas mudam, as circunstâncias alteram-se e progressivamente dois indivíduos podem avançar em direções completamente diferentes. Todavia pode nem sempre ser claro qual a melhor forma de declarar um fim de uma amizade. Isto pode dar origem a situações algo desconfortáveis em que as pessoas são deixadas num “limbo”: já não queremos conviver com elas, mas não sabemos exatamente como devemos assumir isso.

Podem existir inúmeras razões que justificam terminar uma certa relação de amizade. A traição, a distância, a negatividade, as circunstâncias, a rivalidade, etc. Tudo isto são fatores que podem contribuir para este fim.

 

Formas erradas de terminar uma amizade

O facto de não sabermos exatamente qual a melhor forma de lidar com este tipo de separação pode dar aso a certos comportamentos e atitudes incorretas. Eis algumas das formas menos recomendas de terminar uma amizade:

  • Tornar-se subitamente mais agressivo ou hostil
  • Cortar por completo todo o contacto
  • Terminar a amizade via mensagem ou sms
  • Pedir a outras pessoas para terminarem por si a relação

 

Como terminar a relação da melhor forma possível?

De maneira geral, existem quatro opções mais adequadas que poderá escolher para acabar com este tipo de relacionamentos. Em alguns casos será ideal combinar algumas destas soluções.

 

  1. Afastamento gradual

Esta tática passa por permitir que a relação se vá degradando aos poucos, reduzindo gradualmente a interação que vai estabelecendo com a pessoa. Esta estratégia é ideal para quem tem mais receio de momentos de confrontação ou no caso de estar a lidar com uma pessoa incapaz de ouvir, mais tóxica. Ao invés de comunicar abertamente que não quer mais ser amigo, esta estratégia permite reduzir os danos sentimentais.

Deverá gradualmente ligar menos vezes, marcar menos almoços, conversar menos vezes, sorrir menos, etc. No fundo passa por fazer algumas das coisas que caracterizam um natural e gradual afastamento. A única diferença é que desta vez para si é algo intencional.

 

  1. Ter “a conversa”

Se achar que um afastamento gradual não irá funcionar no seu caso, então o melhor será mesmo ter a coragem para ter uma conversa final mais sincera com o seu amigo. Este momento de interação pode ser “a pedra final” que marca de forma absoluta o final da relação. Surpreendentemente pode também servir para resolver alguns dos problemas que poderiam existir, salvando assim o futuro do relacionamento.

O primeiro passo é convidar a pessoa para ir beber um café ou beber uma cerveja, de forma a que possam conversar à vontade. Antes de se encontrar com a pessoa deve ter bem definido aquilo que mais quer dizer. Compreenda exatamente aquilo que quer dizer e que objetivo final quer atingir. Quando a conversa começar procure explicar a forma como se sente, evitando culpar ou identificar aquilo que a outra pessoa fez. Não se esqueça de ouvir também o que a outra pessoa diz.

 

  1. Fazer uma pausa

Caso perceba que os vossos problemas atuais não conseguem ser esclarecidos via conversa, então pode ser necessário fazer uma pausa no relacionamento. Suspender a amizade, por assim dizer. Este afastamento temporário poderá ser importante para clarificar a sua mente e para conseguir ganhar uma melhor perspetiva sobre a relação. É uma oportunidade de se acalmar e reavaliar a importância da outra pessoa para a sua vida.

Encontre um qualquer motivo que explique este seu afastamento temporário. Mais tarde não se esqueça de agendar um encontro futuro para retomar o contacto ou explique que entrará em contacto assim que se sentir preparado.

 

  1. Terminar tudo de forma imediata

Por vezes é impossível evitar o caos do final de uma relação. As circunstâncias podem ser mais complicadas e, sobretudo se estiver a lidar com uma pessoa mais tóxica, pode assim ser necessário uma abordagem mais direta e definitiva.

Nestes casos a única coisa que deve fazer é marcar uma última conversa para afirmar que não quer continuar esta amizade no futuro, explicando um pouco os seus motivos. Pode ser uma interação algo constrangedora, todavia é uma oportunidade de terminar essa conexão de uma forma clara e descomplicada.

Esta opção é mais recomendada quando alguém faz algo terrível que não pode ser simplesmente ignorado ou então como forma de respeitar uma relação de longa-duração que merece um “adeus” final.

 

 

 

Mais Recentes

Nunca mais vai precisar de lavar o edredom: com este truque vai poder limpá-lo sem usar a máquina de lavar

há 22 minutos

Programas especiais para celebrar o Natal e o Ano Novo é a proposta dos Hoti Hoteis

há 32 minutos

PHC Hotels e Operação Nariz Vermelho: uma parceria que transforma vidas com sorrisos

há 37 minutos

Celebre o Natal com afeto e delicadeza: esteja atento aos cuidados da pele sensível dos mais pequenos

há 42 minutos

Preocupa-se com a saúde da sua visão? Conheça este espaço e descubra um conceito inovador de cuidados óticos em Portugal

há 2 horas

Autoridades sanitárias alertam: «não consuma estes mexilhões pois há sérios riscos de salmonela»

há 2 horas

A receita da semana: massa à bolonhesa à moda de Gordon Ramsay

há 3 horas

Saiba como organizar as finanças pessoais até ao final do ano

há 3 horas

“Money makes the world go round”: pelos menos o mundo destes signos que estão prestes a ficar ricos

há 3 horas

Pura nostalgia: o popular doce que todas as crianças portuguesas comiam no Natal e que agora é proibido por lei

há 4 horas

Nem sempre é fácil por isso fica o conselho: siga estas 3 dicas para se manter produtivo na época festiva

há 4 horas

Salário de 150 mil euros, casa e ajudas de custo pagas: se procura emprego esta pode ser a sua oportunidade

há 4 horas

Mamografia: é preciso desmistificar e alertar para a sua efetiva importância

há 4 horas

Mais um ano que está a terminar: com estas 5 dicas receba 2025 com mais qualidade (e vitalidade)

há 4 horas

Dieta mediterrânica promove o envelhecimento ativo e a saúde do planeta

há 4 horas

Mais vale prevenir do que remediar: esta são as 8 lesões mais comuns nos joelhos

há 4 horas

Gosta de esquiar? Conheça o mapa exclusivo dos 67 países onde é possível fazê-lo

há 5 horas

Colesterol ‘mau’: cientistas descobrem como atua no corpo

há 5 horas

Se tem o hábito de oferecer chocolates no Natal prepare-se: vai ter de pagar mais uns bons euros

há 5 horas

Os 6 destinos pouco conhecidos (e muito luxuosos) que vai querer conhecer em 2025

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.