Nos últimos anos temos assistido a um forte crescimento dos assistentes virtuais controlados por voz. Empresas como a Apple, a Google e Amazon têm vindo a desenvolver os seus sistemas e melhorar o funcionamento dos seus assistentes.
Hoje em dia podemos simplesmente através da nossa voz pedir informações sobre o tempo, fazer pesquisas online ou até controlar a nossa casa. As funcionalidades têm cada vez crescido mais e cada vez mais produtos/aparelhos permitem a integração com este tipo de assistentes virtuais.
Agora, a Amazon parece estar interessada em possibilitar que a Alexa (o seu assistente proprietário) ajude os utilizadores nos EUA a controlar as suas receitas médicas. A ideia é que através do simples uso da sua voz as pessoas sejam capazes de encomendar novas caixas de medicamentos e gerar lembretes relativo à sua toma habitual de comprimidos.
Este recente anúncio da gigante empresa tecnológica, vem no seguimento de uma série de aquisições estratégicas na área da saúde. Depois de ter adquirido a loja online de farmácia PillPack em 2018 e de ainda este ano ter acrescentado à sua lista de compras a Health Navigator, a Amazon anunciou uma parceria com uma das maiores empresas de gestão e distribuição de medicamentos nos EUA, a Omincell, para conseguir lançar esta funcionalidade.
De acordo com Danny Sanchez, vice-presidente e diretor da Omnicell, esta nova tecnologia é apenas o começo. “Iremos continuar a analisar formas eficazes de conseguir usar apenas a voz para controlar e acompanhar uma série de atividade farmacêuticas” afirmou o responsável sobre esta nova parceria com a Amazon.
Neste momento a ideia é que alguns utilizadores sejam já capazes de controlar a sua medicação através da Alexa, criando automaticamente diversos lembretes sobre a toma de medicamentos e relembrado de que forma devem as receitas devem ser seguidas. Para tal basta que digam em voz alta “Alexa, controle a minha medicação”. Mais tarde quando as caixas de comprimidos estiverem a terminar baste dizer “Alexe, reforçe a minha receita”, para que uma nova encomenda seja feita.
A Amazon afirma que a privacidade dos consumidores está assegurada através de uma série de procedimentos de segurança que incluem diversos momentos de verificação de dados e informações pessoais. Adicionalmente os utilizadores poderão apagar o seu historial sempre que o quiserem fazer e os seus dados não serão partilhados com terceiros.
E você, seria capaz de confiar no seu assistente virtual para controlar a sua toma de medicamentos?