Será verdade que sorrir, mesmo sem motivo (ou vontade), estimula a felicidade?

Quando estamos tristes ou aborrecidos, o corpo fica tenso, e o rosto, enrijecido.

Por isso, é natural ser mais difícil esboçar uma expressão alegre. No entanto, nem sempre vemos o quanto prolongamos a sensação de desconforto devido à nossa postura, refere a American Psychological Association.

Importa referir que o sorriso pode proporcionar benefícios consideráveis ao reduzir a tensão arterial e aliviar o stress, indo muito além de conferir uma tonalidade diferente aos nossos dias.

O que é difícil de supor é como o simples ato de esboçar um sorriso, mesmo sem motivo concreto, é um começo mais importante do que imaginamos, pois ajuda a melhorar o humor, referem os especialistas. Um estudo, publicado em 2019 no Psychological Bulletin, reuniu evidências de que o riso estimula a felicidade.

Os investigadores estabeleceram uma relação  entre essa manifestação e a sensação de felicidade. «O efeito variou com base no cenário, mas os movimentos faciais mostraram ser úteis para influenciar o estado de espírito, ainda que levemente. Na presença de determinados estímulos, os efeitos foram mais intensos», é referido.

É possível recorrer a alguns métodos para facilitar o sorriso e ampliar a sensação de bem-estar, inclusive no ambiente de trabalho. Ouvir palavras de apoio, recorrer a uma leitura estimulante, ver a fotografia de uma pessoa querida ou mesmo do animal de estimação, bem como ver algo que seja considerado engraçado são formas válidas de avançar nesse sentido.

Outro experiência, publicada na revista Nature Human Behaviour, está alinhada com essa teoria. O estudo permitiu a análise dos participantes sorrindo em situações diferentes, e duas delas apresentaram os resultados que atestam isso: ao sorrir para a foto de uma pessoa sorridente e mesmo ao reproduzir a expressão alegre observada numa fotografia, as pessoas relataram que a sensação de felicidade aumentava.

«Apesar da resposta emocional ser subjetiva e variar bastante, esse resultado levanta um ponto interessante a que nem sempre damos atenção, que diz respeito à nossa postura e forma de agir», reforça a American Psychological Association, «manter os músculos contraídos e adotar uma postura fechada não só aumenta a tensão, como pode ter um efeito reflexo em quem está próximo».

As expressões faciais, por sua vez, parecem ter um efeito mais intenso do que se supõe. «E se sorrir pode aumentar a sensação de felicidade, ainda que levemente, ficar com o rosto franzido pode ter o efeito oposto. Ou seja, todo cuidado é pouco, e a tentativa de se manter alegre definitivamente é válida», conclui a American Psychological Association.

 

 

Ler Mais