Serão estes os melhores filmes musicais de todos os tempos?

Da “Música no Coração” até “La La Land”, estes são os verdadeiros clássicos, capazes de nos fazerem querer começar imediatamente a cantar.

Os musicais são provavelmente o género cinematográfico mais polarizante. Se é verdade que muitas pessoas adoram ver estas melódicas histórias no Grande Ecrã, é também verdade que muitos cinéfilos não conseguem evitar revirar imediatamente os olhos mal ouvem cantar os primeiros diálogos.

Desde o início do séc. XX, na década dos anos 20, que a música, a dança e o canto passaram a ser uma parte integrante da história do Cinema. Apesar de todas adversidades, o gênero musical tem persistido ao longo das décadas, ganhando e perdendo popularidade ao longo dos anos. Recentemente em Hollywood este parece estar a ser novamente um gênero explorado por uma nova e entusiasmante geração de realizadores.

[Leia também: 5 receitas (divertidas) de filmes populares para experimentar em casa]

Muitos são os inesquecíveis filmes musicais que tem conquistado as pessoas ao longo das décadas. Apesar de partilharem o amor pela música, estas histórias conseguem ser bastante distintas umas das outras, podendo assumir tons mais dramáticos, românticos ou cômicos.

De forma a celebrar este gênero cinematográfico, reunimos um conjunto de alguns dos melhores filmes musicais que prometem continuar a conquistar audiências durante todo o sempre.

 

  1. “Música no Coração” (1965)

Num dos filmes musicais mais clássicos da atualidade, Julie Andrews interpreta uma governanta que conquista o coração da família Von Trapp na Áustria durante a era nazi. O resultado é um filme inesquecível, épico e emocionante, completo com alguns dos números musicais mais icônicos de todos os tempos.

  1. “Grease – Nos Tempos da Brilhantina” (1978)

É impossível não nos lembrarmos deste filme musical. Completo com um elenco lendário e muitos favoritos de karaoke, “Grease” é inegavelmente um dos filmes mais populares até hoje (e por uma boa razão!). Um verdadeiro clássico musical.

  1. “My Fair Lady – Minha Linda Senhora” (1964)

Audrey Hepburn interpreta a adorável Eliza Doolittle neste filme de drama e comédia musical que se desenrola como uma história moderna da Cinderela, na qual a personagem Eliza se transforma de uma menina das flores da classe trabalhadora (com um inesquecível sotaque Cockney!) num membro refinado e polido da alta sociedade.

  1. “Moulin Rouge” (2001)

Situado na Paris boêmia do início do século XIX, este filme musical vibrante e eclético do diretor Baz Luhrmann segue o romance secreto de um jovem escritor (Ewan McGregor) e uma atriz de cabaré (Nicole Kidman), apresentando ao longo da narrativa músicas populares de artistas modernos, como Madonna, Elton John e The Police.

  1. “Mary Poppins” (1964)

Julie Andrews torna-se na baby-sitter mais popular de sempre logo na sua estreia cinematográfica, encantando os espectadores com guarda-chuvas voadores e com celebre frase “uma colher de açúcar ajuda o remédio a descer”. Uma sequela mais recente – “Mary Poppins Returns” – contou com a presença da atriz Emily Blunt, num desempenho bastante apreciado pelo público.

  1. “Chicago” (2002)

Vencedor de seis prêmios da Academia, incluindo Melhor Filme, este relato brilhante de um assassinato na Era do Jazz apresenta tudo, desde um elenco repleto de estrelas até algumas das melhores performances dos populares números musicais de Chicago (incluindo o sombrio e sedutor “Cell Block Tango”).

  1. “Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate” (1971)

A primeira adaptação da clássica história infantil de Roald Dahl, é tanto um filme cativante e fantástico para toda a família, como um musical maravilhosamente original. Gene Wilder assume a encantadora personagem do excêntrico mestre de chocolate Willy Wonka – que nos fascina sobretudo com a sua atuação intemporal da música “Pure Imagination”.

  1. “Pitch Perfect” (2012)

Este filme moderno é a mistura perfeita entre um musical e uma comédia hilariante. O filme acompanha a jornada de Becca (Anna Kendrick) enquanto membro de um grupo de coro musical competitivo. É provável que, mesmo não tendo visto o filme, se lembre do êxito viral que foi a música “The Cup Song”.

  1. “O Feiticeiro de Oz” (1939)

Talvez seja um dos filmes musicais mais conhecidos de todos os tempos. “O Feiticeiro de Oz” tem perdurado ao longo das décadas tanto como um fascinante legado da cultura pop, como um clássico filme de família que encantou inúmeras gerações com sua jornada mágica e músicas icônicas (como “Somewhere Over The Rainbow”).

  1. “La La Land – Melodia de Amor” (2016)

Uma verdadeira carta de amor a Hollywood e a todo o gênero de filme musical, “La La Land” acompanha o romance de sonho entre uma aspirante a atriz (Emma Stone) e um músico de jazz (Ryan Gosling) na idade de ouro de Los Angeles. É um filme incrível e bonito que o vai provavelmente deixar com alguma falta de ar – especialmente devido à banda sonora espetacular e ao final profundo.

 

[Leia também: Kirk Douglas: (Re)descubra alguns dos melhores filmes de uma das últimas lendas de Hollywood]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...