Embora Harry Potter seja o personagem principal da saga com o mesmo nome, não significa necessariamente que ele é sempre o melhor do famoso trio de amigos, afirma o psicólogo Everaldo Santiago, «muitas vezes ele tem atitudes péssimas, quase como se tratasse de um vilão egocêntrico».
Muito concentrado em si próprio
Como protagonista, Harry lidou com muitas situações difíceis, já que ele sempre foi o alvo principal de Voldemort e tinha muito com que se preocupar por isso, já que a sua vida estava em jogo. Por causa disso, ele viva absorvido nas próprias preocupações e esquecia-se de que seus amigos também tinham as suas próprias vidas. Na verdade, durante boa parte do tempo, os outros dois estão apenas girando em volta de Harry e não parecem ter questões próprias a resolver.
Harry não consegue entender por que Rony tinha ciúmes dele.
É natural acontecer ciúme entre amigos, principalmente entre crianças e adolescentes, mas o fato de Harry ser muito famoso e receber tanta atenção, seja para o bem ou para o mal, podia realmente deixar Rony um pouco desconfortável.
Muitas vezes ele usou Hermione
Hermione é inteligente, ágil e trabalhadora. Muitas vezes, Harry considerava a sua lealdade e ajuda tão garantidas que nem se preocupava com Hermione ou com as dificuldades que ela enfrentava para lhe dar a ele tanto apoio.
Harry atacou muito Ron e Hermione
Harry passou por muita coisa quando era muito jovem, pelo que tinha muitos traumas e problemas emocionais para resolver. O fato de ser adolescente também justificava e explicava algumas de suas atitudes exageradas.
Entretanto, quando o mundo inteiro conspirava contra ele, as únicas pessoas que estavam ali para lhe dar apoio eram os seus amigos Rony e Hermione, mas ele descarregava a raiva neles quando eles não mereciam isso.
Harry nunca deu tanto aos seus amigos quanto eles lhe deram a ele
Este ponto é complicado, pois, afinal de contas, como acontece com todos os protagonista, a história é estruturada de forma a que os seus problemas sejam sempre os mais urgentes.
Hermione e Rony na verdade, são apenas dois pontos de apoio para ajudar Harry na sua jornada como herói.
No entanto, ao colocar isso num contexto da vida real, Harry acaba parecendo um tanto egoísta, principalmente porque os dois amigos acabavam por focar à margem para ajudá-lo e ele acabava por se esquecer de lhes oferecer apoio.