Segundo a PJ, os crimes ocorreram numa cidade do Estado de São Paulo em 2023, altura em que várias vítimas foram ameaçadas e chantageadas com a divulgação de imagens de conteúdos íntimos, refere a Lusa, acrescentado que «as imagens eram obtidas “de forma dissimulada” e as vítimas ameaçadas com a sua divulgação caso não pagassem “quantias elevadas, para evitar o conhecimento público de situações de cariz sexual, tidas como comprometedoras».
A Unidade de Informação Criminal da PJ localizou e deteve o estrangeiro de 24 anos procurado pelas autoridades judiciárias brasileiras na sequência da condenação por ‘sextortion’, refere a mesma fonte.
Mas o que é Sextortion?
O significado de sextortion vem da combinação de ‘sexo’ e ‘extorsão’. Refere-se a alguém ameaçando partilhar ou distribuir imagens íntimas a menos que a vítima tome uma determinada ação.
As vítimas das ameaças de chantagem podem conhecer o perpetrador. No entanto, eles também podem ser estranhos. O perpetrador pode exigir que a vítima partilhe mais imagens ou envie dinheiro.
Os golpes de Sextortion geralmente enquadram-se nestas duas categorias:
Sextortion de imagem: o objetivo da extorsão é obter imagens indecentes de um indivíduo;
Sextortion financeira: o propósito é ganhar dinheiro. Com esta, as vítimas pagam dinheiro para impedir que o perpetrador partilhe imagens mais amplamente.
A sextortion é ilegal e muito angustiante para a vítima. Aqueles que estão por trás disso (geralmente gangues criminosas) aproveitam-se desses sentimentos; os perpetradores sabem que as vítimas se sentirão assim.
Em alguns casos, as vítimas também se preocupam com a partilha mais ampla das suas imagens ou vídeos íntimos. Como resultado, ficam com medo e podem fazer coisas que não querem.
Além disso, muitas crianças e jovens sentem-se constrangidos e envergonhados se forem vítimas de sextortion. Portanto, muitas vezes eles guardam o abuso para si o que pode levar a impactos adicionais no seu bem-estar.
Quais são os sinais de alerta?
Lembre-se de que em alguns esquemas crianças e jovens acreditam que o perpetrador é alguém da sua idade. Eles acreditarão genuinamente que estão a conversar com alguém que está interessado neles e que deseja estabelecer um relacionamento com eles.
É importante reconhecer que alguns destes sinais podem estar relacionados com outras alterações.
- O seu filho pode parecer retraído, preocupado ou infeliz em comparação com o normal.
- Parou de usar o telefone ou dispositivo móvel. Ou parece preocupado quando uma mensagem aparece.
- As apps que eles adoram podem tornar-se fontes de ansiedade. Como tal, podem parar de usar essas plataformas. A sextorção pode acontecer em qualquer plataforma onde os utilizadores se comunicam com outras pessoas.
- Alguns sinais adicionais podem se assemelhar àqueles que também ocorrem com abuso ou aliciamento entre crianças.