<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Sim, o seu telefone está a escutá-lo! O perigo é que você não sabe como parar essa situação

Mid adult business professional sitting at table with laptop and talking on mobile phone. Businessman working in office.
Sandra M. Pinto

Aprenda aqui

Um estudo da NordVPN revela que a maioria dos consumidores em todo o mundo não tem informação sobre “sonic snooping” (espionagem sonora) pelos seus dispositivos

Mais de um terço das pessoas em todo o mundo (36%) dizem ter visto um anúncio de um produto ou serviço a aparecer nos seus telemóveis logo após terem falado sobre ele ou terem assistido a algo relacionado com o mesmo na televisão, revela uma nova pesquisa da empresa de cibersegurança NordVPN.

Quase seis em cada dez consumidores (58%) admitem não ter ideia de como evitar que isso aconteça, e quatro em cada dez pessoas (42%) que repararam nos anúncios dizem que isso os fez sentirem-se rastreados ou seguidos.

Em vez de os dispositivos lerem a sua mente, este “product placement” personalizado deve-se a um tipo de monitorização de dados denominada rastreamento cruzado ultrassónico de dispositivos. É assim que as apps no seu smartphone ouvem o ruído de fundo — incluindo conversas — para recolher mais informações sobre si.

“Depois, elas partilham estes dados com outros dispositivos”, diz Adrianus Warmenhoven, consultor de segurança cibernética da NordVPN.

Os smartphones foram, de longe, o local mais comum para encontrar estes anúncios personalizados. A maioria das pessoas (75%) que reconheceu o fenómeno, viu-o pela primeira vez no seu dispositivo portátil, com metade (52%) a vê-lo no seu computador e um quarto (27%) no seu tablet.

 

Rastreamento cruzado ultrassónico de dispositivos — como funciona?

O rastreamento cruzado ultrassónico de dispositivos é usado como um método para ligar todos os dispositivos que você tem para rastrear o seu comportamento e localização. Estes beacons de áudio ultrassónicos podem ser incorporados em muitas coisas com as quais interagimos diariamente: programas de televisão, vídeos online ou sites, ou apps nos nossos telefones.

Imagine que está a ver televisão e vê um anúncio de um chocolate. Você pega no seu telemóvel e o mesmo chocolate aparece no ecrã. Ao usar ultrassons, os sinalizadores de áudio podem detetar quando o seu telefone está próximo, e as apps no seu telemóvel podem ouvir os beacons de áudio próximos para rastrear o que você está a fazer.

Como pode reduzir o rastreamento cruzado de dispositivos?

Adrianus Warmenhoven, consultor de cibersegurança da NordVPN, tem algumas dicas importantes para manter a espionagem de dispositivos afastada:

  • Altere as permissões da app. As apps no seu smartphone podem ter algumas permissões que não são necessárias. Por exemplo, porque é que uma app de edição de fotos precisaria de ter acesso ao seu microfone? Se as apps no seu telemóvel tiverem essas permissões não necessárias, você deve revogá-las. A Apple exige agora que as apps peçam a sua permissão antes de rastreá-lo a si ou ao seu iPhone em sites ou apps de outras empresas, e você pode desativar isso para todas as aplicações. Todas as alterações nas permissões das apps podem habitualmente ser feitas nas configurações de privacidade do seu dispositivo.
  • Use um browser privado. Se quiser evitar o rastreamento, é melhor usar um browser privado como o Tor ou o DuckDuckGo em vez do modo incógnito do Google Chrome. Estes browsers não traçam o seu perfil nem guardam nenhum dos seus dados pessoais para partilhar com profissionais de marketing.
  • Use uma VPN. Uma das melhores maneiras de se proteger de ser rastreado é usar uma VPN. Uma VPN é uma ferramenta que encripta todas as informações sobre a sua atividade na internet. Também interrompe o rastreamento baseado em IP porque disfarça o seu endereço IP.