A Síndrome do pensamento acelerado surge quando a mente fica repleta de pensamentos durante todo o tempo em que a pessoa está acordada, levando à dificuldade de concentração e maior ansiedade.
É um conceito recente que pode ter um diagnóstico diferencial ou ser incluída no quadro sintomatológico da ansiedade e depressão.
O transtorno pode ser um dos primeiros sinais de outra condição não diagnosticada, uma vez que ela atua como sintoma pródromo, ou seja acontece com uma doença antes dela estar declarada.
O principal sintoma é a sensação que a pessoa têm de que um dia inteiro não é suficiente para terminar as tarefas.
Pode aparecer irritabilidade, diminuição da concentração, sensação de não conseguir descansar o suficiente, sono não repousante, inquietude, mudança de humor, insatisfação constante.
Depois podem aparecer também sintomas físicos, como dor de cabeça, dores musculares, problemas dermatológicos, como queda de cabelo, pruridos, além de sintomas gastrointestinais.
O primeiro passo com vista ao tratamento é diagnosticar a situação com um profissional médico – psiquiatra e/ou psicólogo.
Por norma, o tratamento inclui métodos de relaxamento, exercício físico, mudança de rotinas stressantes com pausas durante o trabalho, melhoria dos hábitos de sono e alimentação saudável.