Numa sétima edição consecutiva em Oeiras, a edição de 2023 de “Soam as Guitarras” arranca já em abril e, até junho, este projeto pioneiro do concelho vai promover encontros íntimos e surpreendentes, antecipar estreias prometidas e apresentar artistas e compositores incontornáveis da música portuguesa.
Assumindo a guitarra como elemento primordial de composição para o cantautor, o Soam As Guitarras apresenta este ano um leque de compositores incontornáveis cujas canções marcam, sem dúvida, a história recente da música portuguesa: A Garota Não (14 abril, Auditório Municipal Ruy de Carvalho); Márcia e o convidado Tiago Bettencourt (20 de abril, Auditório Municipal Eunice Muñoz); Miguel Araújo e Tatanka & Tiago Nacarato (22 e 23 de junho, respetivamente, nos claustros exteriores do Mosteiro da Cartuxa).
A vertente instrumental do Soam As Guitarras, nas suas diferentes abordagens, promete este ano encontros genuinamente surpreendentes e será igualmente marcada pela estreia neste evento do tão esperado novo disco d’O Gajo (15 abril, Auditório Municipal Ruy de Carvalho). Também com novo disco, e num “dueto” que promete ser verdadeiramente surpreendente, Frankie Chavez convida Nuno Rafael para dia 13 de abril no Auditório Municipal Ruy de Carvalho. Igualmente nesta área do Soam As Guitarras, o Auditório Municipal Eunice Muñoz recebe no dia 21 de abril o duo Two Brothers que junta Chico Pinheiro – considerado “uma das luzes mais brilhantes da cena jazz brasileira de hoje” a que Pat Metheney chama “um incrível guitarrista de topo” – e Romero Lubambo, cuja carreira mundial abrange trabalhos com Dianne Reeves, Michael Brecker, Wynton Marsalis, Gal Costa, Yo-Yo Ma, Kathleen Battle, Diana Krall e Billie Eilish. Também no Auditório Municipal Eunice Muñoz, dia 22 de abril, Pedro de Castro e Jon Luz, propõem, muito mais que um concerto. Apresentam uma viagem pelas paisagens sonoras das suas raízes que expressa a universalidade da guitarra e o ponto de confluência de culturas que Portugal representa.