Sofre de ansiedade? Estes alimentos vão ajudar a minimizar o problema

Está cada vez mais difícil manter a calma? A ansiedade tomou conta da sua vida? Não desespere, pois pode melhorar essa situação através da alimentação. 

A ansiedade provoca um distúrbio nas emoções e reflete-se na saúde. Quando em excesso, ela desencadeia uma sensação de mal-estar e impede de viver a vida.

Existem tratamentos e terapias para controlar a ansiedade, a alimentação também pode ajudar.

Frutas cítricas

Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormona libertada pela glândula adrenal em resposta ao stress e à ansiedade. O seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.

Leite, ovos e derivados magros

São uma excelente fonte de triptofano que alivia os sintomas de ansiedade.

Carboidratos

Os carboidratos, provenientes dos cereais na sua forma simples e integral, e das frutas mais adocicadas, também podem combater a indesejada ansiedade.

Banana

Um estudo feito por investigadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovou que esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano ajuda na produção de serotonina.

Carne e peixe

São a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, a carnes e o peixe contêm outro aminoácido chamado taurina, substância que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.

Chocolate

O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade. Dê preferência ao chocolate amargo, menos calórico e mais rico em flavonoides.

Espinafre

O espinafre contém ácido fólico, uma potente vitamina antidepressiva natural.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...