Não existe nada mais natural do que apreciar o sabor doce de uma peça de fruta antes de iniciar um novo dia de trabalho. No entanto, para milhares de doentes de diabetes nem sempre é óbvio perceber exatamente quanto desse sabor doce podem disfrutar sem descontrolar os níveis de açúcar na corrente sanguínea.
É importante lembra que a frutose natural existente na fruta é bem diferente do açúcar refinado e adicionado que se encontra nas bolachas, gelados, refrigerantes, etc. A verdade é que a fruta fornece igualmente uma dose de fibra capaz de retardar a absorção da glucose.
Segundo os especialistas, deve sempre optar por fruta congelada ou no seu estado natural. Pode também escolher consumir estes frutos num sumo 100% natural sem acrescentar nenhum tipo de açúcar. A recomendação é que limite o seu consumo diário a 2 ou 3 peças de fruta por dia.
Conheça agora os 5 tipos de frutas que mais deve privilegiar no seu regime alimentar.
- Maças
As maças estão repletas de fibra alimentar. A maior parte desta fibra encontra-se na casca, pelo que é recomendado que não as deite fora. Representam um snack ideal para qualquer pessoa. Junte uns amendoins ou amêndoas para uma dose extra de proteína.
- Peras
Tal como as maças, as peras são também um excelente e saboroso snack. Alguns estudos apontam ainda para os benefícios que o seu consumo pode ter para o controlo da diabetes.
- Morangos
Repletos de antioxidantes, fibra e vitamina C, os morangos são uma opção bastante saudável. São um tipo de fruta ideal para misturar com o seu pequeno-almoço. Podem ser combinados na perfeição com aveia, iogurte ou nozes.
- Bananas
Da próxima vez que escolher uma banana no supermercado opte por levar uma que esteja ainda algo verde. A verdade é que à medida que o tempo vai passando a banana torna-se mais doce e assim menos recomendável a alguém que sofra de diabetes.
- Amoras
Devido à sua elevada concentração de antioxidantes, todas as bagas são uma excelente escolha para os diabéticos. As amoras têm ainda o dobro do conteúdo de fibra do que os morangos, pelo que são ainda mais recomendados.