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Sofreu perturbações no seu voo por causa do apagão? É isto que tem de fazer

viajar viagem mala
29 Abril 2025
Forever Young

O apagão de ontem, sentido em Espanha e Portugal, teve um impacto irreparável nos aeroportos, com o pessoal a ter de operar em sistemas manuais e os passageiros a enfrentarem tempos de espera mais longos e perturbações nos seus voos.

Neste sentido, a AirHelp, pretende reforçar a informação sobre a forma como os viajantes devem atuar neste caso e o que devem solicitar à companhia aérea durante a perturbação.

Estas perturbações estão fora do controlo da companhia aérea e do aeroporto. Por conseguinte, se o atraso for superior a três horas ou se o voo for cancelado, o passageiro afetado não tem direito a qualquer compensação financeira. No entanto, as companhias aéreas são obrigadas a cobrir algumas das necessidades dos passageiros durante a interrupção:

Água, alimentos e acesso a telecomunicações a partir de duas horas de atraso.
A companhia aérea deve fornecer um voo ou transporte alternativo para o destino. Se o passageiro decidir não voar, a companhia aérea deve reembolsar o preço do bilhete.
Se o atraso, o cancelamento ou a alteração do voo implicar que o passageiro tenha de pernoitar, a companhia aérea deve oferecer um quarto de hotel e transporte para o hotel a expensas suas.
Paralelamente, os passageiros devem guardar todos os cartões de embarque e recibos de comida, bebida e alojamento para acelerar o processo de reclamação.