Partilhar

Subsídio para cuidadores informais chega a pouco mais de 30% dos 16 mil com estatuto

Saiba mais sobre esta situação.

11 Setembro 2023
Forever Young

Apenas cerca de três cuidadores informais em cada 10, dos quase 16 mil com direito a estatuto, estão a receber o respetivo subsídio, um valor que para a Associação Nacional de Cuidadores Informais representa “uma ínfima parte das pessoas”, avança a Lusa.

No dia 06 de setembro completaram-se quatro anos da aprovação na Assembleia da República do Estatuto do Cuidador Informal (ECI) e, segundo dados enviados à Lusa pelo Instituto de Segurança Social (ISS), há “quase 16 mil pessoas” abrangidas pelo regulamento, contabilizadas até ao início do mês de agosto.

Por outro lado, e relativamente aos cuidadores que tiveram direito a receber o respetivo subsídio, o ISS disse que foram “deferidos perto de 5.200”, o que quer dizer que pouco mais de 30% tem direito a receber um apoio financeiro por parte do Estado que, em média, ronda os 303,30 euros por mês.

Na opinião da vice-presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI), aqueles 5.200 cuidadores são “uma ínfima parte das pessoas”, tendo em conta que “só os [cuidadores] principais é que podem ter direito a subsídio” e de acordo com o rendimento do agregado familiar.

Para ter direito ao ECI a pessoa cuidadora tem de estar casada ou ser familiar (até ao 4.º grau em linha reta ou colateral) da pessoa cuidada, mas o subsídio só é atribuído a quem for cuidador informal principal, ou seja, resida com a pessoa cuidada, preste cuidados de forma permanente, não tenha atividade profissional remunerada nem seja pago pelos cuidados que presta.

Para Maria Anjos Catapirra, esta é uma das regras que deveriam ser mudadas, uma vez que “há imensos cuidadores que não são familiares da pessoa cuidada, continuam a cuidar e não têm direitos”.

“Também não queremos que [a atribuição do subsídio] fique dependente do rendimento do agregado familiar porque, para todos os efeitos, nós trabalhamos 24 horas por dia”, defendeu.

“E também não tem lógica nenhuma que os reformados, que são a maioria dos cuidadores informais, deixem de ter direito [ao subsídio] só porque já têm uma reforma”, acrescentou.

Para Maria Anjos Catapirra, “pelo menos estas três medidas é imperativo que se mexa”, questionando se o Governo tem consciência que grande parte das pessoas que cuidam está na faixa etária entre os 55 e os 65 anos.

Relativamente às quase 16 mil pessoas com ECI, a responsável afirmou que “representa cerca de 10% das pessoas que eventualmente poderiam pedir o seu reconhecimento”, tendo em conta que, explicou, só há direito a reconhecimento como cuidador informal se a pessoa cuidada estiver a receber complemento por dependência ou de assistência por terceira pessoa.

Se o cálculo tivesse por base o valor que se estima ser o total de cuidadores, Maria Anjos Catapirra disse que aí os 16 mil representariam apenas 2%.

Para a vice-presidente da ANCI, “a tutela, neste momento, pura e simplesmente negligenciou os cuidadores informais”, apontando que a comissão de acompanhamento, criada em novembro de 2022 para monitorizar e avaliar a implementação da regulamentação do ECI, está sobretudo sustentada nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), “que respondem por 35% dos cuidados deste país”.

“Se nós cuidadores informais, que representamos 65% dos cuidados neste país, decidíssemos não cuidar, eu queria ver o que é que os senhores governantes faziam”, questionou.

Maria Anjos Catapirra afirmou que esperava que a comissão tivesse uma ação mais interventiva junto da tutela, mas disse recear que isso não venha a acontecer, uma vez que nesta comissão apenas a ANCI, a Associação Cuidadores Portugal e a Alzheimer Portugal representam os cuidadores.

Criticou que, apesar da legislação aprovada, continue a faltar a implementação de medidas, dando como exemplo a atribuição do profissional de saúde de referência, o acesso ao apoio domiciliário ou ao descanso do cuidador, que este ano, segundo o ISS, só foi usado por 53 pessoas.

Mais Recentes

Tem mais de 65 anos? Cuidado, saiba que está entre os que mais partilham noticias falsas no Facebook

há 26 minutos

Sabia que dormir demais pode aumentar o risco de demência?

há 14 horas

Óbito: Morreu Pinto da Costa

há 15 horas

A monarquia britânica e algumas das suas particularidades verdadeiramente espantosas

há 17 horas

Quer chegar aos 90 anos? Descubra aqui o segredo

há 18 horas

São verdadeiros “meninos da mamã”: conheça os signos mais mimados

há 20 horas

Dia Internacional da Criança com Cancro: Desmistificar possíveis efeitos do pó de talco

há 22 horas

Dia da Síndrome de Angelman: «Para nos recordarmos destas famílias e do que está por fazer»,Marta Amorim, especialista em Genética Médica

há 23 horas

Dia Internacional da Criança com Cancro: «Diagnóstico precoce e a melhoria no acesso aos cuidados podem salvar mais vidas», Maria José Ribeiro, oncologista pediátrica

há 1 dia

Quem sofre mais ao terminar uma relação? Este estudo afirma que são os homens

há 2 dias

Sobre a inevitabilidade da despedida: “O Fim de Chéri”

há 2 dias

Número de utentes sem médico de família aumentou em janeiro: conheça o números

há 2 dias

Bronquite: especialista explica a condição que levou Papa Francisco ao hospital

há 2 dias

Consiga as unhas com que sempre sonhou em segundos pela módica quantia de 1 euro: com os novos vernizes da Primark.

há 2 dias

Cabelo impecável é a promessa desta edição limitada do Lidl: à venda só este fim de semana por pouco mais de 1 euro

há 2 dias

Impressionante: pai filma filho a ser engolido por uma baleia quanto este estava a andar de caiaque (com vídeo)

há 2 dias

Por que ficamos com a pele mais bonita quando estamos apaixonamos?

há 2 dias

Opinião: «O Dia Nacional do Doente Coronário é para os que cá ficam», Carlos Catarino, Fundação Portuguesa de Cardiologia

há 2 dias

Opinião: «Equilibrar a vida pessoal com a vida profissional é uma das maiores ambições da mulher atual», Cláudia Ganhão, coach

há 2 dias

Chega sempre atrasado aos compromisso? Saiba o que isso diz sobre si

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.