O compromisso do desempenho funcional refere-se à incapacidade do indivíduo em realizar as suas atividades diárias. Isso pode incluir desde tarefas domésticas até atividades físicas básicas, como caminhar. A mobilidade é um indicador crucial da capacidade funcional, especialmente em idosos.
Embora seja associada ao envelhecimento, vários fatores podem acelerar essa perda muscular: doenças inflamatórias como artrites crónicas, cancro e condições neurodegenerativas podem exacerbá-la.
O diagnóstico da síndrome é feito através de testes clínicos de força e capacidade física, bem como a medida da massa muscular que pode ser feita pelo exame de densitometria.
Estudos sugerem que o processo que leva à sarcopenia no adulto e idoso pode começar na infância, com baixo peso ao nascer associado a um maior risco. Um estilo de vida saudável, incluindo nutrição adequada e exercícios regulares, é fundamental para preservar a massa e a força muscular e retardar a perda relacionada com a idade.
Exercícios como musculação e Pilates são ótimos exemplos para fortalecer e prevenir a sarcopenia. A ingestão de proteínas como carnes, ovos, leite, queijos, iogurtes, e/ou leguminosas como soja, feijões, lentilha, grão de bico e ervilha também são essenciais.