Partilhar

Taxa de entrada e quota diária causam queda de visitantes neste famosos destino turístico

O Monte Fuji registou uma queda significativa do número de visitantes nesta temporada, após a decisão das autoridades japonesas de introduzir uma taxa de entrada e uma quota diária para combater o excesso de turismo, segundo dados oficiais.

11 Setembro 2024
Forever Young com Lusa

OMinistério do Ambiente japonês contabilizou este verão cerca de 178.000 caminhantes, contra cerca de 205.000 no ano anterior e antes da pandemia, o que representa uma queda de 14% entre o início de julho, que marca o começo oficial da época, e setembro.

Este ano, as autoridades japonesas decidiram cobrar uma taxa de acesso de cerca de 12 euros (2.000 ienes) por pessoa e fixar um número máximo de 4.000 caminhantes por dia no caminho principal que conduz ao cume.

Pela primeira vez, os caminhantes tiveram de utilizar um sistema de reserva ‘online’, contando apenas com alguns bilhetes disponíveis para comprar no próprio dia.

O vulcão, que continua ativo, tem ainda três outras vias de escalada, que continuaram a ser gratuitas. Mas o trilho de Yoshida – facilmente acessível a partir de Tóquio – é a escolha preferida de cerca de 60% dos alpinistas, segundo dados oficiais.

Estes dados, que se referem a 04 de setembro, serão atualizados mais tarde, uma vez que o acesso oficial foi encerrado na passada terça-feira, disse hoje um funcionário do Ministério do Ambiente à agência AFP.

Estas decisões foram tomadas numa altura em que o Japão está a acolher um fluxo recorde de turistas estrangeiros, com quase 18 milhões de visitantes no primeiro semestre de 2024.

O vulcão está coberto de neve durante a maior parte do ano e, durante o verão, muitas pessoas tentam escalar o pico mais alto do Japão (3.776 metros).

Muitos sobem à noite para ver o nascer do sol, enquanto alguns dormem no caminho ou acendem fogueiras para se aquecerem. Há também quem arrisque completar a caminhada sem descanso, o que pode resultar em falhas graves e ferimentos, registando-se todos os anos várias mortes nas encostas do vulcão.

O Monte Fuji fica a cerca de duas horas de comboio do centro de Tóquio e pode ser visto a dezenas de quilómetros de distância, especialmente a partir da capital japonesa. Esta majestosa montanha é um símbolo do Japão, imortalizado em inúmeras obras de arte, incluindo “A Grande Onda” de Hokusai.

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 5 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 5 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 6 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 6 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 6 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 7 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 7 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 7 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 7 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 8 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 8 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 8 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 8 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 9 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 9 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 9 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 9 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 11 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 11 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.