Partilhar

Tem crédito à habitação? Péssimas noticias as que temos para lhe dar

Fique a par das novidades

18 Setembro 2023
Sandra M. Pinto

A taxa Euribor subiu hoje a três, a seis e a 12 meses, nos dois prazos mais curtos, pela quarta sessão consecutiva, para novos máximos desde novembro de 2008, avança a Lusa.

A taxa Euribor a 12 meses, atualmente a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, avançou hoje para 4,191%, mais 0,022 pontos que na sexta-feira, depois de ter subido até 4,193% em 07 de julho, um novo máximo desde novembro de 2008.

Segundo dados do Banco de Portugal referentes a julho de 2023, a Euribor a 12 meses representava 39,4% do ‘stock’ de empréstimos para habitação própria permanente com taxa variável. Os mesmos dados indicam que a Euribor a seis e a três meses representavam 35,1% e 23,0%, respetivamente.

No prazo a seis meses, a taxa Euribor, que entrou em terreno positivo em 06 de junho de 2022, subiu hoje para 4,066%, mais 0,011 pontos do que na sessão anterior e um novo máximo desde novembro de 2008.

Por sua vez, a Euribor a três meses avançou 0,025 pontos face à anterior sessão, ao ser fixada hoje em 3,903%, também um novo máximo desde novembro de 2008.

As Euribor começaram a subir mais significativamente a partir de 04 de fevereiro de 2022, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter admitido que poderia subir as taxas de juro diretoras devido ao aumento da inflação na zona euro e a tendência foi reforçada com o início da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022.

Na mais recente reunião de política monetária, em 14 de setembro, o BCE voltou a subir, pela décima sessão consecutiva, as suas taxas diretoras, desta vez em 25 pontos base – tal como em 27 de julho, em 15 de junho e 04 de maio –, acréscimo inferior ao de 50 pontos base efetuado em 16 de março, em 02 de fevereiro e em 15 de dezembro, quando começou a desacelerar o ritmo das subidas.

Antes, em 27 de outubro e em 08 de setembro, as taxas diretoras subiram em 75 pontos base. Em 21 de julho de 2022, o BCE tinha aumentado, pela primeira vez em 11 anos, em 50 pontos base, as três taxas de juro diretoras.

A próxima reunião de política monetária do BCE realiza-se em 26 de outubro em Atenas.

As taxas Euribor a três, a seis e a 12 meses registaram mínimos de sempre, respetivamente, de -0,605% em 14 de dezembro de 2021, de -0,554% e de -0,518% em 20 de dezembro de 2021.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 19 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

 

Mais Recentes

É altura de esclarecer: esta fruta destronou a maça como a mais saudável e quase ninguém deu conta

há 2 horas

Autoridade alimentar alerta: «deite fora imediatamente esses recipientes quando surgirem estas marcas»

há 2 horas

Check-Up: pponto de partida para cuidar da saúde digestiva

há 3 horas

Alerta: até os mais cuidadosos estão a cair neste golpe da Vinted. Previna-se se não quer ser enganado

há 3 horas

Vaticano avança que «quadro clinico do Papa Francisco é complexo»

há 4 horas

«Estará sempre no meu coração», diz Sérgio Conceição sobre Pinto da Costa

há 4 horas

«Sismo com epicentro no Seixal foi sentido entre a região Centro e o Algarve», diz IPMA

há 4 horas

Já ouviu falar em gordura visceral? A bem da sua saúde saiba o que é e fique atento a estes sinais

há 4 horas

Abalo sísmico sentido hoje em Lisboa foi de 4,7 na Escala Richter: o que significa este valor?

há 5 horas

Lisboa sofreu hoje um sismo: saiba o que fazer antes, durante e depois de um abalo de terra

há 5 horas

Sentiu a terra tremer? Nós sentimos: mais um sismo em Lisboa (em atualização)

há 6 horas

Óbito: Morreu o ex-presidente do Atlético Clube Marinhense, Fernando Silva.

há 7 horas

Opinião: « Pode uma cirurgia para a obesidade reduzir o risco de cancro?», Doutor Gil Faria, cirurgião

há 7 horas

Este é o truque certo para afiar as facas sem precisar de pedra para amolar

há 7 horas

Esta carne é duas vezes mais saudável do que a carne de porco, mas os portugueses raramente a comem

há 7 horas

Todo o cuidado é pouco quando se fala da validade dos alimentos: mas quais os que podemos comer depois de expirar?

há 8 horas

Cada vez mais pessoas estão a colocar rolos de papel higiénico no frigorifico: este é o motivo

há 8 horas

Coxidiginia: conheça a dor silenciosa que afeta principalmente as mulheres

há 8 horas

Conheça a empresa (com fábrica em Portugal) de onde saem as cervejas de marca própria do Lidl e da Mercadona

há 8 horas

Este é o melhor azeite do mundo pelo 8.º ano consecutivo: custa 5,20 euros

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.