<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Tem o hábito de dormir com os pés para fora da cama? A ciência explica a razão

First stirring on a bright morning
23 Julho 2024
Sandra M. Pinto

Esta é uma função de termorregulação.

Dormir com um pé fora da cama é um hábito de muitos, principalmente no verão. Porém, poucos sabem que aquele pé que sai do cobertor ou dos lençóis tem uma importante função de termorregulação do corpo.

Para adormecer é necessário resfriar alguns graus o corpo, principalmente no verão e para isso as extremidades são essenciais. De acordo com pesquisas publicadas na Aviation, Space and Environmental Medicine , arrefecer as mãos e/ou pés é uma das formas mais eficazes de baixar a temperatura corporal.

Dormir ou não com os pés cobertos de meias também desempenha um papel fundamental , pois ao ajudar a aquecer aquela parte do corpo, ajuda a arrefecer o resto do corpo nos graus necessários.

As evidências sugerem que o uso de meias ou outros métodos para aquecer os pés pode reduzir a temperatura corporal central e ajudá-lo a adormecer mais rapidamente.

Isto também é apontado por um estudo de 2018  no qual foi demonstrado que “ aquecer os pés enquanto usava meias durante todo o período de sono de 7 horas melhorou a qualidade do sono, acelerando o início do sono e mantendo o relaxamento do corpo ao adormecer.