Partilhar

Tem uma alergia alimentar? Saiba como verificar se existem vestígios de alergénios nos seus alimentos

Uma alergia alimentar ocorre quando o sistema imunitário do corpo reage a alimentos específicos e, embora as reações alérgicas sejam frequentemente leves, em alguns casos podem ser graves.

27 Dezembro 2023
Sandra M. Pinto

A única forma de gerir esta condição é evitar alimentos que façam a pessoa ficar doente, pelo que a legislação europeia, apoiada pela ciência, garante que a informação sobre os alergénios presentes pode ser encontrada na rotulagem dos alimentos.

As pessoas sofrem tipicamente de alergias a frutos secos, mariscos, e certas frutas. Uma reação alérgica pode ser produzida por uma pequena quantidade de um ingrediente alimentar ao qual uma pessoa é sensível e os sintomas podem ser ligeiros (comichão ou erupção cutânea), mas podem progredir para sintomas mais graves, tais como vómitos, diarreia, pieira e, ocasionalmente, anafilaxia (choque). Já as intolerâncias alimentares são quando as pessoas têm dificuldade em digerir determinadas substâncias, tais como o glúten, e sentem inchaço, cãibras estomacais e diarreia. É, por isso, realmente importante ser capaz de identificar facilmente os alergénios nos rótulos dos alimentos. Por isso, e para que a população se torne mais confiante e segura na escolha dos seus alimentos, a ASAE e a EFSA juntaram-se para a segunda edição da campanha #EUChooseSafeFood.

Ajudar os consumidores a tomar decisões informadas sobre as escolhas alimentares diárias é o objetivo da campanha que, em toda a União Europeia, oferece informação prática e acessível que os consumidores podem utilizar quando compram e consomem alimentos – desde ajudar a ler os rótulos e a compreender os aditivos, até fornecer conselhos sobre a preparação e armazenamento de alimentos.

A verificação de vestígios alergénicos na comida não poderia ser mais simples: ao verificarem os ingredientes nos rótulos dos alimentos pré-embalados, que indicam os ingredientes alergénicos e a informação para os alimentos não pré-embalados, as pessoas podem orientar-se de forma clara se forem alérgicas a qualquer componente.

“O cumprimento dos requisitos de rotulagem dos ingredientes alergénicos nos produtos alimentares são cruciais para que as pessoas com alergias possam evitar ingredientes que as possam deixar doentes”, começa por explicar Filipa Melo de Vasconcelos, Subinspetora-Geral da ASAE, desmistificando ainda que “para além de darem conselhos para utilização na rotulagem, os cientistas também avaliam novos ingredientes no caso de serem potenciais alergénicos e analisam como fatores, tais como o processamento de alimentos, podem afetar o potencial alergénio. É, por isso, seguro confiar no que os rótulos dos nossos alimentos dizem”.

Os cientistas europeus responsáveis pelas alergias alimentares contribuíram com os seus pareceres científicos para o processo legislativo de rotulagem dos alimentos.

Atualmente, os fabricantes de alimentos vendidos na União Europeia devem rotular 14 alergénios ao abrigo da legislação da UE.

Estes incluem cereais contendo glúten, leite, ovos, frutos secos, amendoins, soja, peixe, crustáceos, moluscos, aipo, tremoço, sésamo, mostarda e sulfitos. E a ciência dos alergénios continua a evoluir para que esta lista possa ser atualizada no futuro.

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 9 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 9 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 9 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 9 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 9 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 10 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 10 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 11 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 11 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 13 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 13 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 13 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 13 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 14 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 14 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 15 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 15 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 17 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 17 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 17 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.