Partilhar

Tem vasos de flores nas escadas do seu prédio? Atenção às coimas

Dar um toque pessoal à entrada de casa é algo que se faz sem pensar duas vezes e apenas com propósitos decorativos, mas sabia que pode estar a potenciar um possível acidente? A lei proíbe-o expressamente.

11 Fevereiro 2020
Forever Young
Interior detail with vintage pitcher and flowers in old house in Italy

As áreas de circulação (escadas, corredores, as entradas e vestíbulos) de um edifício, bem como as restantes partes comuns (como garagens e lugares de estacionamento, telhados e terraços de cobertura, entre outros), destinam-se ao uso coletivo e não podem, em circunstância alguma, ser utilizadas sem prévia e expressa autorização da assembleia de condóminos. Contudo, pelo facto destes espaços serem quase que uma extensão das frações de cada condómino pode existir a tentação de se fazer o prolongamento da habitação e, como tal, ornamentá-los e torná-los mais acolhedores, colocando alguma decoração.

Os vasos de flores ou outros objetos de decoração, embora pareçam escolhas inofensivas, escondem verdadeiros perigos.

Por regra, as escadas, corredores e entradas não são muito largos. São criados com as medidas exatas para a circulação dos condóminos e visitantes. Ora, se estiverem amplamente ornamentados com vasos de flores, a livre circulação fica dificultada ou mesmo impossível, especialmente em casos específicos como os de pessoas com mobilidade reduzida, carrinhos de bebés ou pessoas de idade avançada. Mais grave é no caso de ocorrer um sinistro e não se conseguir proceder à evacuação das pessoas assim como garantir a operacionalidade dos meios de emergência (Bombeiros, INEM, etc.).

Este tipo de obstáculos constitui verdadeiros empecilhos à fuga e socorro dos ocupantes do prédio e, dependendo do tipo de material em que são feitos (a maioria em plástico), podem mesmo agravar a propagação de um incêndio, por exemplo.

A colocação de vasos com flores nas escadas e corredores dos edifícios é um incumprimento do regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios. Ao ignorar este decreto-lei e, em caso de infortúnio, incorre-se numa contraordenação, punível com coima entre 370 e 3.700 euros (no caso de pessoas singulares), para além da responsabilidade civil e criminal que daí possa advir.

Como deve o administrador proceder em caso de desrespeito pela norma?

Ao perceber que a entrada, as escadas ou corredores do condomínio estão obstruídos e que a livre circulação não se efetua corretamente, o administrador deve solicitar imediatamente ao condómino infrator a retirada dos respetivos objetos.

Caso o pedido ‘caia em saco roto’, deve pedir ou aguardar (conforme o tipo de edifício) pela inspeção regular dos bombeiros às medidas de autoproteção contra incêndios e deixar que sejam estes a fazer a advertência no registo de segurança.

Depois, na próxima reunião de condomínio, há que levar o assunto a discussão e deliberação da assembleia juntando a advertência dos bombeiros.

  • Para mais informações consulte este link

Sacode tapetes à janela? Pode ser má ideia

Mais Recentes

Explorar Portugal na primavera com o Grupo Hoti Hoteis

há 14 horas

Já é possível sentir – e provar – os sabores autênticos do Brasil: e nós descobrimos onde

há 14 horas

Vai um taco ou um burrito? Este restaurante responde com os sabores inspirados no México

há 15 horas

Bolt lança Rastreio do Voo para facilitar viagens a partir de aeroportos

há 16 horas

Óbito: Morreu o antigo jogador de andebol Fernando Xavier

há 16 horas

Filipe Gonçalves celebra 20 anos de carreira: «Cantar e pisar um palco é das melhores sensações da vida»

há 17 horas

Passo a passo: como saber se uma pessoa que morreu deixou testamento

há 18 horas

Hipertrofia do coração: especialista explica a condição que levou à morte do influenciador Ricardo Godoi

há 18 horas

Qualidade vida: 5 dicas da ciência para cuidar da saúde aos 50 anos

há 19 horas

3 exercícios para pessoas com mais de 50 anos que ajudam a queimar gordura localizada

há 19 horas

Braga terá um labirinto de aventuras e diversão no País das Maravilhas – e não é só para crianças

há 20 horas

Se está prestes a soprar as 50 velas tenha noção das 10 coisas que tem (mesmo) de fazer

há 20 horas

Uma dúvida pertinente: tenho 50 anos, posso fazer uma cirurgia plástica?

há 21 horas

5 dicas para os maiores de 50 terem uma viagem tranquila

há 21 horas

Mantenha o corpo e a mente em equilíbrio: 7 dicas para ser (ainda mais) saudável aos 50 anos

há 21 horas

Será que a vida começa mesmo aos 50? Este estudo garante que sim

há 22 horas

Este é o melhor gin do mundo: sobressai pelo minimalismo e o uso de vegetais regionais

há 22 horas

Quase 5 mil milhões de euros: venha conhecer o iate mais caro do mundo

há 22 horas

É para isto que servem as duas linhas de bordado em cada ponta das toalhas

há 23 horas

Prepare-se para a chegada do verão com uma boa limpeza de primavera

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.