Partilhar

Tendências para se vão fazer sentir esta Black Friday

Muitos consumidores aproveitam a Black Friday para comprar aqueles produtos que andam a “namorar” durante o ano inteiro, agora com preços mais atrativos, mas este não será um ano igual aos anteriores.

21 Novembro 2022
Sandra M. Pinto
Business theme, internet online shopping concept, shopping delivery, shopping cart carry shopping mail box and blur background of shopping bag and open laptop

“Todos os anos a Black Friday gera grande agitação à escala mundial. Contudo, este ano, devido a vários fatores como o pós pandemia, atrasos na distribuição, inflação, mudança de mentalidade de consumo ou até o facto de a sexta-feira ter passado a um fenómeno de vários dias, vamos senti-la de forma diferente”, afirma Michael Levitz, chefe de negócios da Reaktor.

Para que seja possível planear da melhor maneira esta Black Friday, a Reaktor, consultora tecnológica finlandesa especializada em desenvolvimento de software, criação de experiências de marca e transformação digital, aponta três tendências que se vão fazer sentir este ano.

1 | Libertação de grandes stocks de qualidade

Todos os anos a Black Friday é marcada por um jogo de “gato e rato” entre consumidores e retalhistas: os retalhistas atraem compradores com a promessa de descontos imperdíveis, enquanto os consumidores querem ser os primeiros a entrar nas lojas para agarrar os poucos artigos que realmente valem a pena. Este ano é diferente: há um excesso de inventário de alta qualidade a encher prateleiras e armazéns.

Esta Black Friday será marcada por muitas oportunidades para conseguir bons negócios e, por isso, os consumidores devem pensar em comprar artigos que vão querer na próxima Primavera. As melhores ofertas vão centrar-se em produtos que chegaram na estação errada devido a atrasos na cadeia de fornecimento, como mobiliário de exterior e artigos para jardim; artigos que perderam valor à medida que as pessoas regressaram à vida normal e ao escritório, como eletrodomésticos de cozinha; ou que foram cortados nos gastos discricionários dos consumidores devido à inflação, por exemplo artigos não alimentares de preço superior.

2 | Experiência do consumidor melhorada

Foi este ano que as lojas físicas regressaram à sua atividade na totalidade, o que significa que a Black Friday terá uma experiência ainda mais intensa. Após um período marcado por compras e vendas online, o investimento que os retalhistas fazem no seu espaço físico para reconquistar consumidores, é muito elevado.
As marcas estão a transformar os seus locais de venda a retalho em ambientes de imersão total. Já não há compras casuais: os consumidores estão numa missão intencional para atingir um objetivo e o papel do retalhista é ajudar a cumprir esse mesmo objetivo.

3 | Grande evento de quatro dias

Após terem passado por momentos de grande dificuldade nos últimos anos, os retalhistas não tiveram escolha senão integrar o e-commerce na experiência do consumidor. O online e o físico funcionam agora como um único canal e, por isso, as compras nesta Black Friday serão vividas de forma mais intensa e até mesmo conveniente. Esta Black Friday e Cyber Monday passarão a funcionar apenas como uma e, por isso, a experiência será vivida através de um grande evento de quatro dias cheios de oportunidades que podem ser aproveitadas tanto numa experiência em loja, como no conforto de cada casa.

Mais Recentes

Mil milhões de dólares: esta é a casa mais cara do mundo

há 4 minutos

Especialistas alertam para o impacto da perda auditiva não tratada

há 21 minutos

Companhia aérea celebra data importante e oferece 10% de desconto em todos os voos de e para o Porto

há 32 minutos

Opinião: «Benefícios dos cosméticos probióticos na beleza e saúde da pele», Ana Teresa Gonçalves, farmacêutica

há 47 minutos

Dor nas costas: conheça o hábito de as aliviar que é altamente eficaz

há 1 hora

6-6-6: a regra de caminhar que as pessoas com mais de 60 anos estão a usar para ficar em forma

há 1 hora

É portuguesa e fica no norte do país: esta cidade tem a igreja com as maiores rosáceas da Península Ibérica

há 2 horas

Autismo: «É importante reconhecer que existem sinais de alarme e intervir de forma apropriada», Gabriela Pereira, pediatra

há 2 horas

Opinião: «Papel da endoscopia digestiva na prevenção e tratamento do cancro colorretal», Diogo Libânio, Médico Gastrenterologista

há 2 horas

Operação à próstata marca início do programa de cirurgia robótica do IPO Porto

há 2 horas

Tradição e sofisticação sentam-se à mesa de Páscoa do Capítulo Restaurant & Bar

há 20 horas

Opinião: «Dia Mundial Atividade Física – saúde e atividade física»,

há 21 horas

Refúgio familiar com sabor, conforto e diversão na Páscoa

há 22 horas

Carbonara Day: saiba onde saborear os melhores pratos

há 1 dia

Tradição da tasca portuguesa e modernidade dos cortes de carnes maturadas: é assim o Retasco

há 1 dia

Brunch buffet e diversão garantida para toda a família: mais uma sugestão para a Páscoa

há 2 dias

La Mafia se sienta a la mesa lança cocktails primaveris e harmonizações de autor

há 2 dias

Salutem junta-se à Corrida Sempre Mulher

há 2 dias

Mama Loves Easter: um brunch de Páscoa para toda a família

há 2 dias

Celebre a Páscoa com experiências memoráveis em Portugal, no Brasil e em Itália

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.