Partilhar

Tendências para se vão fazer sentir esta Black Friday

Muitos consumidores aproveitam a Black Friday para comprar aqueles produtos que andam a “namorar” durante o ano inteiro, agora com preços mais atrativos, mas este não será um ano igual aos anteriores.

21 Novembro 2022
Sandra M. Pinto

“Todos os anos a Black Friday gera grande agitação à escala mundial. Contudo, este ano, devido a vários fatores como o pós pandemia, atrasos na distribuição, inflação, mudança de mentalidade de consumo ou até o facto de a sexta-feira ter passado a um fenómeno de vários dias, vamos senti-la de forma diferente”, afirma Michael Levitz, chefe de negócios da Reaktor.

Para que seja possível planear da melhor maneira esta Black Friday, a Reaktor, consultora tecnológica finlandesa especializada em desenvolvimento de software, criação de experiências de marca e transformação digital, aponta três tendências que se vão fazer sentir este ano.

1 | Libertação de grandes stocks de qualidade

Todos os anos a Black Friday é marcada por um jogo de “gato e rato” entre consumidores e retalhistas: os retalhistas atraem compradores com a promessa de descontos imperdíveis, enquanto os consumidores querem ser os primeiros a entrar nas lojas para agarrar os poucos artigos que realmente valem a pena. Este ano é diferente: há um excesso de inventário de alta qualidade a encher prateleiras e armazéns.

Esta Black Friday será marcada por muitas oportunidades para conseguir bons negócios e, por isso, os consumidores devem pensar em comprar artigos que vão querer na próxima Primavera. As melhores ofertas vão centrar-se em produtos que chegaram na estação errada devido a atrasos na cadeia de fornecimento, como mobiliário de exterior e artigos para jardim; artigos que perderam valor à medida que as pessoas regressaram à vida normal e ao escritório, como eletrodomésticos de cozinha; ou que foram cortados nos gastos discricionários dos consumidores devido à inflação, por exemplo artigos não alimentares de preço superior.

2 | Experiência do consumidor melhorada

Foi este ano que as lojas físicas regressaram à sua atividade na totalidade, o que significa que a Black Friday terá uma experiência ainda mais intensa. Após um período marcado por compras e vendas online, o investimento que os retalhistas fazem no seu espaço físico para reconquistar consumidores, é muito elevado.
As marcas estão a transformar os seus locais de venda a retalho em ambientes de imersão total. Já não há compras casuais: os consumidores estão numa missão intencional para atingir um objetivo e o papel do retalhista é ajudar a cumprir esse mesmo objetivo.

3 | Grande evento de quatro dias

Após terem passado por momentos de grande dificuldade nos últimos anos, os retalhistas não tiveram escolha senão integrar o e-commerce na experiência do consumidor. O online e o físico funcionam agora como um único canal e, por isso, as compras nesta Black Friday serão vividas de forma mais intensa e até mesmo conveniente. Esta Black Friday e Cyber Monday passarão a funcionar apenas como uma e, por isso, a experiência será vivida através de um grande evento de quatro dias cheios de oportunidades que podem ser aproveitadas tanto numa experiência em loja, como no conforto de cada casa.

Mais Recentes

Automotivação: saiba o que deve (mesmo) fazer para ganhar mais confiança

há 12 horas

5 tipos de alimentos que (mais) podem causar intoxicações alimentares

há 13 horas

Tem noção de que forma a idade impacta a sua capacidade de tomar decisões? Mais do que imagina

há 14 horas

Tem a pele seca e não entende porquê? Nós explicamos

há 15 horas

Não sabe onde ir almoçar? Vá descobrir os “Pratos com História” neste restaurante

há 19 horas

Neste restaurante pode pedir do menu uma sugestão que se chama ‘Obama na Casa Branca’: curioso não lhe parece?

há 2 dias

Descubra onde está localizado o bar cujo nome remete para a saga Star Wars; está mais perto do que imaginad

há 2 dias

Mercados de Natal bem diferentes: na adega, no spa, com música de dança e presentes sexy…

há 2 dias

Tem o desejo de viver a magia do Natal fora de casa? Conheça estas sugestões, e vá

há 2 dias

Gostava de ter (ou oferecer) um relógio? Aproveite e escolha o que mais gosta com 50% de desconto (mas despache-se)

há 2 dias

Marca mobiliza todos a oferecer presentes de Natal a crianças em instituições sociais de todo o país

há 2 dias

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 3 dias

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 3 dias

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 3 dias

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 3 dias

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 3 dias

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 3 dias

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 3 dias

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 3 dias

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.