A Estação Ferroviária de Santa Apolónia abre portas, a 7 de Fevereiro, ao The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel, a nova unidade cinco estrelas da cidade de Lisboa com num total de 126 quartos.
Um investimento de cerca de 12M€ permitiu transformar os cerca de 10 mil m2 de construção distribuídos pela ala nascente e pisos superiores do corpo central da estação no novo hotel do grupo The Editory Collection Hotels, detido pela Sonae Capital. «O projecto visou a reabilitação de uma parte do edifício da estação que atualmente não se encontrava em utilização e que não é essencial para a prestação do serviço de transporte ferroviário», avançaram os responsáveis em comunicado.
Com assinatura da Saraiva + Associados, o projeto de arquitetura «afirma-se numa fachada de linhas sóbrias em tom bordeaux, que se destaca na frente ribeirinha com maior expressão da cantaria original e dos detalhes decorativos originais que marcam aquela construção de estilo neoclássico». Mesmo em frente ao novo Terminal de Cruzeiros e em plena Avenida Infante D. Henrique, The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel aposta num regresso à história da ferrovia portuguesa e do seu imenso legado de ligação regional.
A Estação de Santa Apolónia, inaugurada em 1865, encontra-se sob gestão da Infraestruturas de Portugal S.A., que através da IP Património (IPP), empresa do Grupo Infraestruturas de Portugal, deu início do processo de requalificação e valorização do edifício da estação, potenciando outros usos complementares à atividade principal, transporte ferroviário, do qual o contrato de subconcessão celebrado entre a IPP e a Sonae Capital para instalação e exploração da unidade hoteleira, que agora inaugura, foi o primeiro passo.