Dicas dos especialistas para um envelhecimento saudável:
Atividade física
Em qualquer idade, a prática de atividade física é recomendada. No caso dos idosos, além de aumentar a energia, os exercícios podem promover autonomia e independência para a realização das atividades do dia-a-dia.
Os idosos precisam de 150 minutos na semana de exercício aeróbico: natação, corrida, caminhada. O ideal será intercalar com algum exercício de resistência, como musculação ou pilates, entre outros.
Alimentação
A principal dica para manter uma alimentação saudável é variar os alimentos e consumi-los em quantidades adequadas. O ideal é apostar em alimentos frescos e evitar os ultraprocessados e industrializados.
Embora cada alimento seja rico em determinados nutrientes e traga benefícios específicos, o mais aconselhado é variar a dieta. Tenha uma dieta equilibrada, com representantes dos grandes grupos alimentares: proteínas, carboidratos e gordura.
Outra indicação importante é distribuir a alimentação em cinco ou seis refeições diárias, mantendo uma rotina de horários.
Saúde mental
Tão importante quanto estar atento aos cuidados físicos ter atenção à saúde mental.
Um exemplo da importância de tratar da mente na terceira idade é evitar a prevalência da depressão, um dos transtornos mentais mais comuns nos idosos.
Estimule o cérebro com atividades que desafiem, como aprender um novo idioma, interagir socialmente, jogos coletivos ou mesmo uma roda de debate.