<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Todos já ouvimos falar em varizes, mas e em varizes esofágicas?

15 Setembro 2023
Sandra M. Pinto

Sabe o que esta condição de saúde?

O esófago liga a boca ao estômago, sendo responsável por conduzir os alimentos até o estômago para continuarem o processo digestivo.

As varizes esofágicas são um problema de saúde, em que ocorre a dilatação das veias da parede do esófago, aumentando a quantidade de sangue no local, tornando a pessoa acometida pelo problema, mais suscetível a sangramentos.

A principal causa da formação de varizes esofágicas é o aumento da pressão arterial nos vasos sanguíneos que irrigam o fígado, promovida por doenças típicas desse órgão, como a hepatite e a cirrose hepática.

Por causa desse sangramento numa parte alta do sistema digestivo, podem ocorrer vómitos com sangue e, também, presença de sangue nas fezes, que ficam mais escuras e com odor fétido bem forte.

Na presença de sintomas típicos de varizes esofágicas, procure ajuda médica para fazer uma endoscopia digestiva alta, que possibilita o diagnóstico.

O tratamento pode ser feito com medicamentos que reduzem a pressão no interior dos vasos sanguíneos e previnem os sangramentos, e com procedimentos terapêuticos utilizando a técnica de endoscopia digestiva alta. Através dela, é possível injetar medicações diretamente nas varizes e fazer a ligadura das veias, impedindo o sangramento.