Já ouviu falar do ‘Cocktail Party Effect’?

Surpreenda-se com esta capacidade extraordinária do cérebro humano.

O cérebro humano é capaz de realizar funções complexas e extraordinárias. Uma delas é denominada “Cocktail Party Effect” que em português pode ser traduzida como “efeito festa cocktail”. Trata-se da habilidade de focar sons específicos em locais barulhentos.

Sem o desenvolvimento desta habilidade, a comunicação em ambientes ruidosos seria muito complicada. Imagine como seria conversar em festas, ouvir o professor na sala de aula, andar de transportes públicos, acompanhar uma conversa num restaurante ou interagir em confraternizações se não conseguisse distinguir os sons uns dos outros nem saber qual a sua origem.

E se esta habilidade for comprometida?

Agora imagine que o seu cérebro perde esta faculdade e não consegue mais distinguir os sons uns dos outros. Sim, as implicações seriam muitas e o seu dia-a-dia muito mais complicado!

O esforço para entender uma multidão de vozes convergentes numa sala cheia de gente é normal, mas para quem tem dificuldades auditivas, esta tarefa é muito mais exigente. Estas pessoas, normalmente, manifestam muitas dificuldades para entender as conversas e perceber as palavras em ambientes barulhentos. Mesmo as pessoas com audição normal, e que naturalmente separam e entendem as várias vozes, também podem ficar confusas sobre qual voz está a dizer o quê.

Como se processa este efeito?

Um novo estudo, da Oregon Health & Science University e do VA Portland Health Care System, publicada no Journal of the Association for Research in Otolaryngology em 21 de abril de 2021, sugere que o problema pode ter tudo menos a ver com os sons serem efetivamente reconhecidos. O que ocorrerá será um problema de processamento em que os dois ouvidos misturam os diversos sons – uma condição conhecida como fusão binaural.

Esta fusão é anormalmente ampla em pessoas com deficiência auditiva e, muitas vezes, os sons tornam-se completamente indecifráveis para estas pessoas.

A fusão binaural anormal pode, assim, fornecer uma nova explicação para as dificuldades que as pessoas que não ouvem bem têm na compreensão da fala e distinção de vozes em ambientes em que os vários interlocutores falam em simultâneo.

Ouvir melhor em qualquer ambiente

Ouvir, mas não perceber as palavras e os sons com clareza e nitidez, é uma realidade para muitas pessoas com dificuldades auditivas. O uso de aparelhos auditivos – com características de deteção da voz e eliminação de ruído, pode ser a garantia de uma melhor audição em qualquer situação ou ambiente.

Procure aconselhamento e verifique se a sua condição auditiva pode beneficiar do uso deste tipo de dispositivos.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...