Os tumores neuroendócrinos são cancros que começam nas células neuroendócrinas, um tipo de células que possuem características semelhantes às células nervosas e produtoras de hormonas. Caracterizam-se pelo fato de serem muito raros e poderem aparecer em qualquer parte do corpo , embora a maioria apareça nos pulmões, apêndice, intestino delgado, reto e pâncreas, conforme indicado no site da Clínica Mayo.
Uma das dificuldades com estes tumores é que existem muitos tipos. Alguns crescem lentamente e outros muito rapidamente. Existem aqueles que produzem hormonas (funcionais) em excesso; mas também que libertam hormonas ou não libertam o suficiente (não funcionais) para produzir sintomas.
A razão pela qual os tumores neuroendócrinos são difíceis de detetar é que muitas vezes quase não causam sintomas. São sintomas inespecíficos que podem levar a confundir este tipo de patologia com outras doenças mais comuns.
Entre os sintomas mais comuns estão dores abdominais, perda de peso, massa palpável, broncoconstrição, icterícia e/ou hiperprodução hormonal que leva ao aparecimento de diarreia, rubor facial, hipoglicemia, hiperglicemia ou entre outros.