Só precisa de internet? Estas são as melhores opções (sem pacote) em Portugal

Este artigo é para todos os fãs de serviços streaming e downloads rápidos

Dispensa os serviços de televisão tradicionais dos operadores e prefere Netflix, HBO ou Amazon Prime Video? Nesse caso, só vai precisar de uma boa ligação à internet, de acordo com a DECO Proteste. A tendência é juntar muitos serviços de comunicações electrónicas num só pacote, apesar de já conseguir encontrar tarifários só de internet fixa em quase todos os operadores.

O serviço da Vodafone é o que tem melhor avaliação, mas não tem tarifário só para internet fixa. O mais barato é o serviço da Nowo. Face aos preços dos pacotes que incluem televisão, internet e voz, as opções só de internet fixa são caras. Se pretender apenas este serviço, para ver o tarifário que melhor se adequa a si, consulte o simulador da DECO Proteste, seleccione “Internet” e escolha a velocidade. Caso contrário, pode escolher todos os serviços que pretende e ver as opções que existem para os pacotes tudo-em-um, bem como as melhores combinações de tarifários que pode juntar.

Se fizer uma simulação para quatro ou cinco serviços, seleccione “Mostrar todas as opções mais baratas (incluindo combinações de tarifários)” para ver confrontados os pacotes tudo-em-um e as melhores combinações com tarifários de telemóvel e internet móvel contratados à parte.

Quanto custa um serviço exclusivo de internet fixa?

Abaixo, a DECO Proteste compara as ofertas dos vários operadores para serviços de internet fixa.

Com a Nowo paga desde 20 euros por mês

A oferta de base só de internet da Nowo continua a custar 20 euros por mês (já houve promoções a 17,99 euros) para uma ligação de 120 Mbps (download) e 12 Mbps (upload).

Continua a ser o mais barato, mas é também um dos operadores de cabo/fibra com pior avaliação no serviço de internet fixa (satisfação global de 61%), um pouco acima da Nos (com 59%), segundo o último inquérito de satisfação da DECO Proteste com os fornecedores de serviços de comunicações electrónicas (dados de Fevereiro e Março de 2020).

Vodafone sem tarifário só para internet fixa

Com 74% de satisfação global no serviço de internet através de fibra, a Vodafone é a empresa com melhor índice de satisfação. No entanto, no serviço ADSL, a avaliação é pior (58%).

O operador, neste momento, não apresenta tarifários só para o serviço de internet fixa. O melhor que consegue é um tarifário de voz e internet com uma ligação de 30 Mbps para download e 3 Mbps para upload a 25,90 euros por mês. As outras opções são 100 Mbps/100 Mbps (download/upload), a 27,90 euros por mês, 400 Mbps/100 Mbps, a 33,90 euros por mês, e 1 Gbps/200 Mbps, a 38,90 euros por mês. Tendo em conta a ordem de valores, compensa mais o serviço de televisão, internet e voz (TV Net Voz) de 100 Mbps, por 29,90 euros, com acesso a 100 canais (sem TV Box).

Meo e Nos não se destacam

A Nos acrescentou mais uma às duas opções que tinha de internet fixa por fibra. A mais barata disponibiliza, por 24,99 euros, uma ligação de 30 Mbps para download e 3 Mbps para upload, seguida da possibilidade de contratar 100 Mbps/10 Mbps (download/upload) a 26,99 euros por mês. A terceira opção é de 1 Gbps/10 Mbps e custa 38,99 euros mensais. A opção de 100 Mbps é ligeiramente mais barata do que a da Vodafone, mas a satisfação com o serviço de internet fixa é baixa, de 59% (neste momento é o operador com pior avaliação neste serviço).

Nos pacotes Meo M, tem disponível o M1 Net de 30 Mbps, pelos mesmos 24,99 que encontra na Nos, e o M2, com internet e voz, por 27,99 euros (100 Mbps/100 Mbps) ou 38,99 euros (1 Gbps/200 Mbps). Existe ainda o M1 Gaming Edition, mais caro (por 39,99 euros por mês), só para internet, com velocidade de download de 1 Gbps e de upload de 400 Mbps.

A satisfação global com o serviço de fibra é de 61% (tal como na Nowo) e com o serviço ADSL é de 43%.

A solução Meo BY era uma solução mais barata, dado que permitia subscrever apenas internet desde 21,99 euros por mês (mensalidade aplicável a uma velocidade de 30 Mbps), mas foi descontinuada.

Please fill the source and the alt textCusto por mês de internet fixa por fibra, nos vários operadores, com menos de 400 Mbps de velocidade e 24 meses de fidelização.

Please fill the source and the alt text

Custo por mês de internet fixa por fibra, nos vários operadores, com mais de 400 Mbps de velocidade e 24 meses de fidelização.

Sem cobertura de fibra? Há poucas alternativas

Neste caso, só pode contar com as soluções ADSL ou 4G em local fixo, se disponíveis. Nas soluções ADSL da Meo, o preço varia entre 26,99 euros (até 20 Mbps) e 31,99 euros (até 40 Mbps) para contratos com 24 meses de fidelização, e terá sempre telefone fixo no pacote. Na Nos, a internet fixa sem pacote por via do 4G custa-lhe 24,99 euros por mês (30 Mbps) ou 26,99 euros por mês (100 Mbps) para contratos de 24 meses. Sem fidelização, os custos mensais são superiores, e ainda tem de juntar o custo da instalação (que pode ir de 150 a 350 euros).

Opções só de internet são caras

Face aos preços dos pacotes de televisão, internet e voz, as opções só de internet fixa são caras. Estamos a falar de um único serviço a custar quase tanto como três. À exceção da Nowo, em que os preços se situam abaixo dos 23 euros para ligações até 250 Mbps e 24 meses de fidelização, todas as outras opções ficam acima desse valor, com preços muito próximos das opções mais baratas de pacotes mais completos (o pacote de televisão, internet e voz mais barato custa entre 25 e 29,99 euros).

 

 

(artigo originalmente publicado no site Marketeer)

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...