O Dia Europeu do Turismo é celebrado a 5 de maio e Portugal – de acordo com os últimos indicadores e operadores do setor do turismo – está a regressar ao crescimento que se registava em pré-pandemia. O turismo de cruzeiros não é uma exceção e os portos portugueses são um destino atlântico de cruzeiros importante na Europa, atraindo passageiros de todo o mundo.
A indústria dos cruzeiros gera um impacto económico significativo para as economias europeias. De acordo com os novos dados da CLIA – Associação Internacional de Cruzeiros, divulgados na Cimeira Europeia da CLIA de 2023, o setor dos cruzeiros gerou mais de 40 mil milhões de euros de impacto económico na Europa em 2021 (último ano com números já consolidados), apesar do volume de passageiros ter sido drasticamente reduzido devido às restrições pandémicas. O setor também reforçou a sua estrutura com 315.000 postos de trabalho na Europa durante este período desafiante.
O impacto do turismo de cruzeiros na economia portuguesa, de acordo com os mais recentes dados da CLIA[1], é significativo. Estima-se que este tipo de turismo tenha gerado proveitos totais no valor de 487 milhões de euros, o que inclui compras das linhas de cruzeiro a fornecedores locais no valor de 70 milhões de euros, 121 milhões de euros de investimento em construção naval e cerca de 24,8 milhões de euros na remuneração das 7900 pessoas que, em Portugal, trabalham diretamente neste setor.
A força do setor europeu da construção naval e a sua ligação com a indústria global de cruzeiros foi fundamental para manter níveis fortes de impacto social e económico na Europa, mesmo nos anos de Pandemia. Mais de 93% das companhias de cruzeiros do mundo são fornecidas por estaleiros europeus, incluindo estaleiros portugueses, e a construção de navios de cruzeiro representa cerca de 80% da carteira de encomendas de estaleiros navais. Com 66 navios de cruzeiro encomendados para os próximos cinco anos, tal representa mais de 40 mil milhões de euros de investimento direto na Europa.