5 formas (eficazes) de se livrar dos dentes amarelados

Mantenha o seu esmalte branco e a brilhar com estas dicas preciosas.

Infelizmente à medida que envelhecemos os nossos dentes têm tendência a escurecer. Ao longo dos anos o esmalte vai-se gastando, tornando a dentina interior progressivamente mais visível. Atribuindo desta forma um tom mais amarelado e escuro à dentição.

Para além desta situação existem outras questões e problemas médicos – como uma alta pressão arterial, quimioterapia ou trauma – que podem contribuir para o amarelar dos dentes. Mas não desespere, existem formas de minimizar esta situação. Conheça aqui algumas das principais.

 

  1. Altere os seus hábitos

O tabaco, o vinho tinto, os refrigerantes e o café são apenas alguns dos mais conhecidos ingredientes que promovem o aparecimento de manchas nos dentes. Ao reduzir o consumo deste tipo de produtos e ao decidir (finalmente) parar de fumar, estará a contribuir para manter um sorriso brilhante e saudável.

De forma a evitar estas manchas, pode ainda experimentar bochechar ou lavar os dentes logo após as refeições.

 

  1. Pare de ranger os dentes

O ranger habitual dos dentes pode tornar-se num sério problema. Muitas vezes promovido pelo excesso de stress esta prática contribui fortemente para o desgaste do esmalte dos dentes, expondo desta forma a dentina interior amarelada. Pare de fazer isto caso deseje manter uma boa saúde oral.

 

  1. Branqueamento

Este é provavelmente o procedimento mais eficaz e menos invasivo que pode fazer para tornar os seus dentes mais brancos e prevenir o aparecimento do tom amarelo. Realizado por dentistas especializados este é um tratamento que dura cerca de uma hora e que torna o esmalte mais branco através da aplicação de uma série de produtos com altas concentrações de peróxido de hidrogénio. Infelizmente este é ainda um tratamento bastante caro que pode custar várias centenas de euros.

 

  1. Facetas dentárias

A colocação de facetas é um tratamento que consiste em aderir à superfície dos dentes naturais umas “capas” de cerâmica muito finas (facetas), desenhadas e personalizadas para determinada pessoa. Estas podem transformar positivamente o aspeto e formato dos seus dentes. Habitualmente estas facetas de porcelana duram cerca de 10 anos antes de necessitarem de ser substituídas. Este é um processo irreversível que requer diversas idas ao dentista ao longo dos anos.

 

  1. Lavar bem os dentes

Este é obviamente a forma mais essencial de proteger e cuidar da sua saúde oral. Lavar eficazmente os dentes com uma boa escova e aplicar fio dental pode prevenir o surgimento de cáries e outros problemas que degradam o estado dos seus dentes. Utilizar pastas dentífricas “branqueadoras” pode ajudar a remover certas manchas, mas dificilmente irá tornar os seus dentes muitos mais brancos e brilhantes. Acima de tudo o importante é que cuide da sua higiene oral e proteja o futuro dos seus dentes.

 

Ler Mais