Partilhar

Última hora (atualização): Dois mortos (e um ferido grave) em ataque em Lisboa

Saiba mais

28 Março 2023
Forever Young

O ataque ocorrido hoje pelas 11:00 no Centro Ismaili, em Lisboa, foi realizado por “um homem armado com uma faca de grandes dimensões”, que foi detido pela polícia e conduzido ao hospital, indicou a PSP, em comunicado.

De acordo com uma nota da direção nacional da PSP, o ataque “com arma branca” no centro ismaelita, na Avenida Lusíada, foi comunicado à polícia às 10:57, tendo os primeiros agentes que responderam à ocorrência chegado ao local um minuto depois.

“Os polícias depararam-se com um homem armado com uma faca de grandes dimensões. Foram dadas ordens ao atacante para que cessasse o ataque, ao que o mesmo desobedeceu, avançando na direção dos polícias, com a faca na mão”, revela a PSP.

Face a esta “ameaça grave”, os agentes dispararam contra o atacante, “atingindo e neutralizando o agressor”, é acrescentado na nota.

Ainda segundo a PSP, do ataque resultaram “diversos feridos e, até ao momento, duas vítimas mortais”, tendo o atacante sido socorrido e conduzido a unidade hospitalar, “encontrando-se vivo, detido” e sob custódia policial.

A PSP apela à serenidade e tranquilidade dos cidadãos, salientando que foram “mobilizado os efetivos necessários para a implementação das medidas de segurança adequadas e urgentes”.

Fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) contactada pela Lusa disse ter recebido o alerta às 10:53.

“Há dois mortos a registar e dois feridos graves, um dos quais foi encaminhado para o Hospital de São José e outro, por meios próprios, para o Hospital de Santa Maria”, adiantou a mesma fonte.

Fonte do Centro Hospitalar Lisboa Norte indicou que o Hospital de Santa Maria recebeu um homem esfaqueado no tórax que chegou por meios próprios.

Por seu turno, fonte do Centro Hospitalar Lisboa Central adiantou à Lusa que o Hospital de São José recebeu um homem ferido nas urgências da unidade, não adiantando mais detalhes.

O presumível autor do ataque hoje ao Centro Ismaili, em Lisboa, é de nacionalidade afegã, enquanto as duas mulheres mortas pelo alegado suspeito são de nacionalidade portuguesa, disse à agência Lusa fonte policial.

As vítimas, na casa dos 20 e dos 40 anos, estavam no interior do Centro Ismaili, na Avenida Lusíada, quando um homem entrou no espaço com uma arma branca.

 

O primeiro-ministro manifestou hoje pesar pelas duas vítimas mortais na sequência de um ataque ao Centro Ismaelita de Lisboa, elogiou a rápida intervenção da PSP e considerou prematuro antecipar motivações “deste ato criminoso”.

Duas pessoas morreram hoje de manhã no Centro Ismaelita em Lisboa após um ataque com uma arma branca e o suspeito foi detido, disse à agência Lusa fonte policial. A mesma fonte avançou que a situação está atualmente controlada.

Em declarações aos jornalistas, momentos antes de discursar nas Jornadas Parlamentares do PS, em Tomar, distrito de Santarém, António Costa expressou à comunidade ismaelita, às famílias das vítimas, a sua solidariedade e pesar.

“Quero registar a pronta intervenção da PSP, que permitiu a detenção do suspeito que está neste momento no Hospital de Santa Maria em Lisboa, recebendo cuidados médicos. É obviamente prematuro fazer qualquer interpretação sobre as motivações deste ato deste ato criminoso. Devemos aguardar que as autoridades procedam às necessárias investigações”, frisou o primeiro-ministro.

Mais Recentes

Opinião: «Excessos na época festiva e o impacto na saúde do fígado», Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

há 51 minutos

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 1 hora

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 1 hora

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 1 hora

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 3 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 3 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 3 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 3 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 4 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 4 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 4 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 4 horas

Choque tóxico: conheça a condição que levou doente a sofrer amputações depois de ter sintomas de «uma gripe ligeira»

há 4 horas

Pouco conhecida, esta infusão ajuda a baixar a febre se estiver constipado ou com gripe

há 5 horas

É oficial: Europa declara-se “gatólica”. Estudo revela que os gatos superam os cães em popularidade

há 5 horas

“Iguais na Segurança”: «sensibilizar para a defesa da dignidade e respeito pelos direitos e bem-estar das pessoas portadoras de deficiência»

há 6 horas

Hospital de São João: retira doentes não urgentes das urgências

há 6 horas

Zazu e Heartie aliviam sofrimento nos cuidados paliativos do IPO do Porto

há 6 horas

Se já passou dos 50 convém ler esta noticia: estes são os erros de moda que a fazem parecer mais velha do que realmente é

há 22 horas

Nem mel nem açúcar: conheça o adoçante natural que cuida da saúde intestinal

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.