Partilhar

Última hora: Há um alerta para efeitos de chuva, trovoada e vento forte

Cuidado!

7 Junho 2023
Forever Young

A Proteção Civil apelou hoje para medidas preventivas face ao agravamento do estado do tempo, com previsão de chuva, trovoada e vento forte até sexta-feira, com possibilidade de ocorrência de cheias e inundações em algumas zonas.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a ocorrência de precipitação por vezes forte com condições para queda de granizo e trovoada a partir da tarde de hoje na região Norte, generalizando-se a todo território na quinta-feira, durante a manhã em alguns locais da região Sul e, com maior intensidade, nas regiões Norte e Centro em especial a partir da tarde.

É ainda esperado vento do quadrante sul a intensificar na quinta-feira na faixa costeira ocidental e nas terras altas, soprando por vezes forte e com rajadas.

Face a este quadro meteorológico, a ANEPC alerta que poderão ocorrer inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento, assim como cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.

Outras das ocorrências expectáveis são a instabilidade de vertentes, conduzindo a deslizamentos, derrocadas e outros movimentos de massa, motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo.

A ANEPC alerta igualmente para o eventual arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, para o desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública;

Piso rodoviário escorregadio, e formação de lençóis de água são outros avisos de perigos.

A ANEPC lembra que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção e divulgação de medidas de autoproteção para estas situações, como, por exemplo, garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

Das medidas preventivas sugeridas consta ainda garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas, e ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.

Ter especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água, evitando a circulação e permanência nestes locais é outro dos conselhos da ANEPC.

Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias e não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas, são outros cuidados a adotar pelos cidadãos.

A ANEPC pede ainda para que as pessoas não pratiquem atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.

Mais Recentes

Sexo: mitos sobre que precisa (mesmo) de esquecer para viver uma sexualidade mais feliz

há 1 hora

Estas são as mentiras (inocentes) que contamos num primeiro encontro

há 2 horas

10 superalimentos perfeitos para proteger a sua visão

há 2 horas

10 truques (eficazes) que as lojas utilizam para nos fazer gastar mais dinheiro

há 3 horas

Não entre em pânico: 6 estratégias eficazes para evitar o aumento de peso durante o Natal

há 3 horas

Nem bicarbonato nem limão: esta é a mistura eficiente para tirar o bolor da casa de banho

há 3 horas

Uma mão cheia de dicas do que fazer no supermercado quando vai às compras com o objetivo de emagrecer

há 5 horas

Beber cerveja semanalmente pode ajudar a evitar artrite, é o que assegura este estudo

há 5 horas

Nelson Freitas anuncia celebração dos 25 anos de carreira no Coliseu

há 6 horas

O Natal chegou à Gleba: bolo-rei, panettones e pastelaria de Juliana Penteado

há 6 horas

Tenha um Natal digno de reis: descubra aqui onde

há 6 horas

Cascais celebra Natal com árvore gigante, música e gift cards

há 6 horas

9 em cada 10 portugueses não se importariam de receber prendas de natal em segunda mão

há 6 horas

Demência: o ator Bruce Willis não se lembra da ex-mulher Demi Moore e das filhas de ambos

há 7 horas

Nem verde nem de hibisco, esqueça o chá: esta é a bebida para perder a barriga

há 7 horas

Kate Middleton arriscou e usou (da cabeça aos pés) a cor tendência das redes sociais

há 8 horas

Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica: «É uma patologia limitante, mas o conhecimento sobre a doença e o autocuidado levam a caminhos de superação», Sara Durães, médica de Medicina Interna

há 8 horas

A ceia de Natal deste ano vai custar mais aos portugueses: estes são os produtos que aumentaram (e muito) de preço

há 9 horas

Muita sorte e carteira recheada: estes signos que vão acabar o ano de 2024 em grande

há 10 horas

Crédito pessoal: todo o cuidado é pouco, por isso previna-se com estes conselhos

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.