<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Última hora: Prazo de entrega de documentação para estatuto de cuidador informal prolongado

5 Janeiro 2023
Sandra M. Pinto

Saiba até quando.

O prazo para os cuidadores informais entregarem a documentação necessária à atribuição ou renovação do respetivo estatuto foi prolongado até dia 31 de março, segundo portaria hoje publicada em Diário da República, avança a Lusa.

«O motivo tem a ver com o facto de continuarem a verificar-se constrangimentos nos serviços da área da saúde e da justiça”, nomeadamente “desafios na obtenção de documentos necessários à instrução do processo», é referido.

O prazo para a entrega dos respetivos documentos tem vindo a ser sucessivamente prorrogado, tendo anteriormente passado de 30 de setembro para 31 de dezembro de 2022, recorda a Lusa.

Como “têm subsistido [os] desafios na obtenção” da documentação, a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, volta a assinar uma portaria que permite que seja feito o pedido para atribuição ou renovação do estatuto de cuidador informal e a pessoa possa entregar posteriormente a declaração médica ou o comprovativo do pedido para intentar ação de acompanhamento de maior.

A portaria entrou em vigor no dia em que foi assinada, a 02 de janeiro, mas tem efeitos retroativos a 01 de janeiro, acrescenta a Lusa.