A Proteção Civil alertou hoje para a possibilidade de inundações, deslizamento de terras e lençóis de água nas estradas devido às previsões de chuva e vento forte a partir de sábado, principalmente nas regiões do Norte e Centro.
Num aviso à população, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avança que está previsto um agravamento das condições meteorológicas com chuva e vento forte para as próximas 72 horas.
A ANEPC, que cita as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), dá conta de períodos de chuva persistente, por vezes forte, a partir do final da tarde de sábado, no Minho e Douro Litoral, estendendo-se às restantes zonas do Norte e Centro a partir da madrugada de domingo.
Segundo a ANEPC, o vento será mais intenso no litoral a norte do Cabo Raso e terras altas do Norte e Centro, com rajadas até 85 quilómetros por hora e 90 quilómetros por hora respetivamente, estando ainda prevista a queda de neve acima de 1500 metros de altitude, designadamente nas serras do extremo norte e na Serra da Estrela, no domingo.
Estão ainda previstas ondas de oeste e sudoeste até 4,5 metros entre o início do dia de sábado e o fim da tarde de domingo.