A aveia está na moda e seu consumo continua a aumenta, principalmente entre as mulheres, são elas que consomem mais aveia. Nos últimos anos, a boa reputação da aveia e suas propriedades para a saúde têm aumentado o consumo, principalmente no pequeno-almoço.
A aveia contém uma importante fonte de carboidratos, fibra alimentar solúvel (betaglucano), proteínas, lipídios, diversos compostos fenólicos, vitaminas e minerais, tendo sido determinado que o seu consumo é benéfico para a saúde humana, promovendo a imunomodulação e melhorando a microbiota intestinal.
O beta-glucano é um componente importante da fibra alimentar encontrada nos grãos de aveia. Na verdade, diferentes estudos mostraram o potencial que o beta-glucano tem para reduzir os níveis de glicose pós-prandial.
Estudos científicos demonstraram que esta fibra proveniente da aveia ou de produtos à base de aveia, numa dieta variada e saudável, pode reduzir significativamente o perfil lipídico sanguíneo e a pressão arterial , regulando o metabolismo da insulina em indivíduos com hipercolesterolemia ligeira.
Em relação à perda de peso, alguns estudos demonstraram que a ingestão de fibra alimentar, que inclui aveia e grãos integrais, pode mediar a perda de peso corporal. Isso ocorre porque o beta-glucano dá uma perceção de saciedade, o que reduz a fome. O que o beta-glucano da aveia faz é retardar o esvaziamento gástrico, o que inibe a ingestão de alimentos, reduzindo assim o peso corporal .
Porém, antes de consumir aveia diariamente, um fator fundamental deve ser levado em consideração: que ela seja minimamente processada, pois nem todos os produtos alimentares que contêm beta-glucano parecem conduzir aos mesmos resultados de saúde.
É verdade que a aveia é um alimento muito saudável mas há casos em que não se deve abusar dela ou em que não se deve combinar com outros minerais como o ferro ou o zinco. Isso ocorre porque a aveia contém antinutrientes como os fitatos, que podem ligar-se a minerais (como ferro e zinco) e reduzir sua absorção.
Pessoas com anemia não devem abusar do seu consumo ou devem fazê-lo seguindo uma série de recomendações.
Quanto às pessoas com problemas renais ou doenças renais, é aconselhável evitar o consumo de alimentos ricos em potássio e fósforo como a aveia.