O restaurante do chef nepalês Tanka Sapkota mantém o 16º lugar no ranking 50 Top Pizza 2023, um dos concursos internacionais de pizzas mais prestigiados e que elege anualmente as 50 melhores pizzas da Europa. Pois bem: uma delas, é em Lisboa e integra o exclusivo top 20 das melhores pizzas da Europa – restaurantes italianos incluídos – há dois anos consecutivos.
Especializado em pizzas napolitanas, cozidas num espetacular forno a lenha, de nove toneladas, construído de raiz no restaurante e forrado a folha de ouro, o Forno D’Oro abriu em 2015, e é uma das pizzerias de referência na Europa. O segredo de uma grande pizza não está apenas na massa mãe, na cozedura, na qualidade da farinha, na fermentação ou no fermento biológico utilizado pelo chef. Os ingredientes de qualidade, um dos mais importantes critérios de avaliação deste ranking, são as estrelas maiores para o chef Tanka Sapkota, que os seleciona criteriosamente junto de produtores certificados, respeitando a sua frescura e sazonalidade.
Assim nascem estas pizzas, “feitas com amor e humildade”, e que já ganharam diversos prémios (consultar lista). Lisboa entra assim, mais uma vez, na rota das cidades europeias com a melhor pizza napolitana. Mas não só.
A viver em Portugal desde 1996 – onde decidiu ficar depois de umas férias -, Tanka Sapkota tem mais dois restaurantes italianos em Lisboa. O Come Prima, o primeiro que abriu, em 1999, e o Il Mercato, em 2016, também eles com uma oferta inovadora, reconhecidos nacional e internacionalmente, pela cozinha italiana autêntica, feita com produtos de excelência. Para além disso, o chef Tanka tem ainda um nepalês, a Casa Nepalesa (2010), onde se dedica à sua cozinha de origem: mais um sucesso do chef curioso e inquieto, que acha que tem “jeito para fazer coisas diferentes”.
O 50 Top Pizza baseia-se em pontuações atribuídas por inspetores anónimos que, à semelhança dos inspetores do Guia Michelin, visitam restaurantes em todo o mundo. Para aceder ao concurso, considerado o mais importante a nível mundial no segmento das pizzas, o restaurante precisa de ser recomendado. Entre vários critérios exigentes, os inspetores valorizam a excelência de um restaurante, no sentido lato, destacando aqueles que utilizam produtos frescos locais, biológicos e sazonais.
Para o chef Tanka, esta distinção é motivo de um enorme orgulho. Para ele, para Sita, a sua mulher e sócia, para Ramchandra Bhusal, seu braço-direito, e para toda a sua equipa: é a eles que atribui boa parte do sucesso dos seus restaurantes. “Sem a Sita, uma mulher com uma força extraordinária, e sem o Ramchandra e a nossa equipa, nada disto seria possível. Estamos felizes e gratos, pois embora não trabalhemos a pensar nos prémios, mas sim nos nossos clientes e em melhorar a qualidade do nosso serviço todos os dias, os prémios são sempre um reconhecimento e um bom motivo para celebrar o nosso esforço”.