<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Uma das praias mais populares de Portugal está sob alerta: «colocam a própria segurança em perigo»

Forever Young

Até 10 pessoas tiveram de ser resgatadas num único dia.

No Algarve um dos locais mais procurados é a zona da Ria Formosa, onde se situa a praia de Cacela Velha, do outro lado do estuário e com águas cristalinas e areia clara.

Esse pedaço de areia perdeu a sua designação como praia por ser perigoso para os visitantes, tendo inclusive sido retirado o transporte marítimo que era usado para lá chegar durante todo o ano. As autoridades, inclusive, enviaram uma mensagem para que não o visitem por ser arriscado.

No verão de 2023, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, emitiu um comunicado informando que a praia passou a ser “desaconselhada”, uma vez que para aceder à mesma muitos banhistas atravessavam a ria a pé.

De acordo com as  autoridades, isso significa que “eles colocam a própria segurança em risco, principalmente quando a maré está baixa , pois as correntes são fortes e arrastam as pessoas para o mar”.

Além disso, a área não dispõe de áreas de assistência a banhistas, nadadores-salvadores ou qualquer outra infraestrutura de segurança, como as outras praias próximas.

Apesar dos avisos e riscos, muitos banhistas ignoraram as autoridades e arriscaram atravessar o estuário para chegar a esta praia tranquila.

No verão passado, até 10 banhistas tiveram que ser resgatados num único dia após serem levados pelas correntes enquanto tentavam chegar à praia.