Geralmente, o peso de uma pessoa é mais alto por volta dos 60 anos, com diminuições de menos de meio quilo por ano após os 70 anos. A perda gradual de peso é esperada, mas não se deve considerar uma queda significativa e percetível no peso como parte do processo natural de envelhecimento.
Frequentemente, a perda de peso súbita apresenta-se como uma perda de peso rápida, involuntária e inexplicável em pessoas idosas. Esta situação ocorre em cerca de um em cada sete idosos, embora possas variar de país para país.
Apesar ser de esperar algum grau de perda de peso à medida que envelhecemos, devido principalmente à diminuição da massa muscular corporal, a perda súbita, inexplicável e drástica é normalmente um sinal de alerta para uma doença muito mais grave.
Na perspetiva clínica, a perda de peso súbita é classificada como um problema quando se regista uma queda de 5% do peso corporal num mês ou uma queda de 10% ao longo de seis meses.
A perda súbita de peso nos idosos pode ser causada por doenças graves como o cancro, a doença de Alzheimer, problemas gastrointestinais, hipertiroidismo ou depressão. Alterações nos medicamentos, na mobilidade ou na dieta também podem causar perda de peso.
Para ajudar o idoso a evitar efeitos negativos como quedas, infeções e fadiga, é importante prestar atenção às flutuações no apetite do idoso para poder intervir precocemente e ajudar a despistar uma perda de peso súbita que pode ser preocupante.
A perda de peso súbita na velhice é rápida, não intencional e inexplicável nos idosos. Cerca de 15% a 20% dos idosos sofrem de perda de peso súbita.
Embora alguma perda de peso possa ser uma parte normal do envelhecimento, perder uma quantidade substancial de peso num curto período de tempo pode ser um sinal de uma doença subjacente.
A perda de peso nos idosos é considerada um problema quando há uma perda de 5% do peso corporal num mês ou 10% num período de seis meses. Por exemplo, se o peso normal de um idoso for 68 Kg, 5% do seu peso corporal seria cerca de 3,5 Kg, enquanto 10% seria 7Kg.
Assim, se for perdido peso involuntariamente de 3Kg num mês ou 7Kg em seis meses, isso pode ser preocupante em termos de saúde geral do idoso. Se perda for de 3 a 4 Kg por mês, pode ser uma situação muito preocupante.