Partilhar

Unidades de saúde devem cumprir direito acompanhamento utentes, alerta Entidade Reguladora da Saúde

A Entidade Reguladora da Saúde alertou hoje as unidades de saúde para a necessidade de garantir o direito ao acompanhamento dos utentes, sobretudo as pessoas com deficiência, dependentes, com doença incurável em avançado estado ou em fim de vida.

9 Abril 2024
Forever Young

Num alerta de supervisão hoje divulgado, o regulador lembra que o direito de acompanhamento dos utentes está consagrado legalmente e sublinha que as restrições ao direito de acompanhamento devem ser excecionais e fundamentadas.

O regulador sublinha igualmente que o legislador teve “especial cuidado” na garantia do direito destes utentes a serem acompanhados nos estabelecimentos de saúde públicos, privados ou dos setores cooperativo ou social.

Explica ainda que a lei define que estes doentes têm direito a serem acompanhados, de forma permanente, por “ascendente, descendente, cônjuge ou equiparado” ou, na ausência destes ou por vontade do doente, este pode indicar uma outra pessoa.

Apesar de estar prevista na lei a possibilidade de limitar este direito de acompanhamento, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considera que “tal não poderá assumir-se como regra aplicável de forma irrestrita e indeterminada” para qualquer situação “sem a necessária ponderação circunstanciada de cada caso concreto”.

Esta ponderação – sublinha – “ganha uma nova dimensão quando em causa estão pessoas com deficiência, em situação de dependência, com doença incurável em estado avançado ou em estado final de vida”.

Nas situações “verdadeiramente excecionais” em que se decida pelo não acompanhamento, a ERS diz que as unidades de saúde devem ter procedimentos internos que assegurem que estas pessoas “são devidamente monitorizadas e acompanhadas, de forma consentânea com a verificação de eventuais alterações do seu estado de saúde”.

Diz ainda que, nestes casos, deve igualmente ser garantida a prestação de informação aos utentes e seus acompanhantes sobre os motivos que impedem a continuidade do acompanhamento.

Apesar de reconhecer que os diplomas que define o direito ao acompanhamento dos utentes não concretizam a definição de “pessoas com deficiência, em situação de dependência, com doença incurável em estado avançado ou em estado final de vida”, a ERS lembra que é possível, noutra legislação, “enquadrar linhas orientadoras” que, apesar de não taxativas, permitem uma concretização conceptual”.

Como exemplo, apresenta a Declaração de Direitos das Pessoas Deficientes, aprovada pela Assembleia Geral da ONU em 1975, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada em dezembro de 2006 pela Assembleia Geral da ONU, e a lei que define os direitos das pessoas em contexto de doença avançada e em fim de vida.

Em janeiro, a ERS anunciou ter recebido, no ano passado, 994 queixas relacionadas com problemas no acompanhamento de doentes aos serviços de urgência, um direito consagrado na lei há uma década.

O desaparecimento e posterior morte de uma senhora com Alzheimer que tinha sido impedida de entrar acompanhada nas urgências do Hospital Francisco Xavier alertou para as falhas na aplicação de uma legislação que existe desde 2014.

A família da idosa iniciou uma petição, subscrita pela Alzheimer Portugal, a pedir mecanismos que previnam o desaparecimento de pessoas com demência.

SO (SIM/HN) // FPA

Lusa/fim

Mais Recentes

MSC Cruzeiros inaugura o maior Terminal de Cruzeiros do mundo

há 45 minutos

Uma pergunta que importa fazer: perda súbita de peso nas pessoas após os 60 anos é normal?

há 1 hora

A pele exige cuidados especiais: dicas para a tratar melhor depois dos 65 anos

há 2 horas

Todo o cuidado é pouco depois dos 50: conheças as 5 doenças cardíacas que mais o podem afetar

há 3 horas

Pela sua saúde beba água, especialmente se tiver mais de 55 anos

há 3 horas

Tem dúvidas sobre o preenchimento do IRS? Obtenha aqui as respostas de forma rápida (e gratuita)

há 3 horas

Tailândia lança novo Sistema de Cartão de Chegada Digital obrigatório

há 4 horas

Vende roupa ou outros objetos em segunda mão online? Saiba se tem de declarar no IRS

há 4 horas

5 peças dos anos 60 que se tornaram num clássico no mundo da moda

há 5 horas

Suplementos para evitar a perda muscular (ou sarcopenia) em pessoas maiores de 55 anos

há 6 horas

Ciência encontrou a solução para evitar o envelhecimento

há 6 horas

500 mil euros é quanto custa o isqueiro de charutos mais caro do mundo

há 6 horas

Entenda os efeitos do café e do chá nas suas capacidades cognitivas se já passou dos 60 anos

há 7 horas

Musculação depois dos 60 anos ajuda a garantir saúde e a retardar doenças

há 7 horas

Este é (novamente) o destino preferido dos portugueses para a Páscoa

há 7 horas

Os 7 melhores destinos para viajantes séniores: um deles é português

há 7 horas

Como cuidar da saúde aos 60 anos? 5 dicas da ciência para viver melhor esta etapa

há 7 horas

Na próxima sexta-feira o Cristo Rei “pinta-se” de azul (e nada tem que ver com futebol)

há 8 horas

Pode acontecer a qualquer um: como preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel?

há 8 horas

Esteja frio ou calor: isto é o que significa ter as mãos sempre frias

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.