Partilhar

Vacinas da gripe e da covid-19: quem precisa de tomar e como agendar

Já estão em vigor as linhas orientadoras da vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19 para este outono e inverno. A vacinação volta a poder ser feita em farmácias e em unidades de saúde do SNS. Pessoas com idade igual ou superior a 85 anos e residentes em lares de idosos vão receber uma vacina contra a gripe de dose elevada.

6 Setembro 2024
Forever Young com DECO

Já estão em vigor as linhas orientadoras da campanha de vacinação contra a gripe e a covid-19 do próximo outono e inverno, avança a DecoProteste

De acordo com a portaria em vigor a partir de 5 de setembro, este ano, a vacinação começará mais cedo, para garantir que o máximo número de pessoas elegíveis estão vacinadas até ao final de novembro. Isto visa potenciar a proteção durante os meses de maior risco e em que há maior circulação de vírus respiratórios.

O reforço da campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19 faz parte do Plano de Emergência e Transformação da Saúde, apresentado pelo Governo em maio de 2024. A portaria agora publicada sublinha a importância da vacinação contra a gripe e a covid-19 para “prevenir a transmissão de doençasreduzir a morbilidade e a mortalidade entre grupos de risco e ajudar o sistema de saúde a enfrentar as pressões do inverno, diminuindo a procura por cuidados médicos e a probabilidade de hospitalização”.

Embora a covid-19 tenha deixado de ser considerada uma emergência internacional de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Comissão Europeia continua a assegurar que o acesso a esta vacina ocorre em simultâneo em todos os Estados-Membros. Adicionalmente, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa) mantém a indicação para a vacinação sazonal contra a covid-19, com vacinas adaptadas às estirpes do vírus SARS-CoV-2 em circulação.

À semelhança do ano passado, as vacinas contra a gripe e a covid-19 voltam a poder ser administradas em farmácias, além das unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Como é feito o agendamento da vacinação da gripe e da covid-19?

A Direção-Geral da Saúde ainda não disponibilizou informação sobre como será feito o agendamento da vacinação, tanto para as farmácias comunitárias aderentes como para as unidades de saúde do SNS.

Vacina da gripe gratuita: quem tem direito?

Ainda não são conhecidos os grupos de pessoas que terão direito à vacina gratuita contra a gripe. Ainda assim, a portaria que define o funcionamento da vacinação para os próximos meses em farmácias prevê “o alargamento da disponibilização da vacina contra a gripe de dose elevada, de forma gratuita, às pessoas com idade igual ou superior a 85 anos” e a todos os “residentes em estruturas residenciais para idosos”, ou seja, os lares. A vacina contra a gripe de dose elevada é uma vacina com uma concentração de antigénios superior à vacina comum.

Por que razão é preciso repetir a vacinação contra a gripe todos os anos?

A vacina da gripe é constituída por vírus inativos que provocam a produção de anticorpos, uma reação normal do sistema imunitário de pessoas saudáveis, para tentar eliminar um “invasor” causador de doença. Em caso de ataque posterior por germes patogénicos ativos, as nossas defesas reconhecem o “inimigo” e neutralizam-no.

Para se proteger da gripe, deve vacinar-se todos os anos, pois o vírus muda com facilidade de um ano para o outro. A vacinação anterior não garante defesas, sobretudo se sofrer o ataque de uma nova estirpe do vírus. Da mesma forma, se teve gripe no ano passado, não está imune a uma nova gripe. Por isso, a composição da vacina contra a gripe é revista anualmente.

A Organização Mundial da Saúde monitoriza uma rede de vigilância mundial, que segue a atividade gripal e observa a evolução dos vírus. Com base nas conclusões, define a composição anual da vacina.

Estas vacinas são seguras e eficazes. Como qualquer outro fármaco, podem produzir reações adversas, mas são localizadas e transitórias: dor, vermelhidão e ligeiro inchaço no local da picada são as principais. Também podem causar dores de cabeça e febre. Estes problemas desaparecem passado pouco tempo.

Imunidade contra a gripe

Pode contrair gripe por vírus de estirpes menos comuns, não previstas na vacina do ano. As doenças provocadas por outros vírus que não o da gripe também podem manifestar-se por sintomas semelhantes aos da gripe.

Mesmo contra a gripe, a vacina não oferece uma garantia absoluta. É possível que a composição seja inadequada se surgir uma estirpe diferente do previsto. A vacinação pode fornecer uma boa proteção num ano, mas ser menos eficaz no ano seguinte.

Para a vacina ser eficaz, o sistema imunitário tem de responder corretamente e o organismo deve produzir anticorpos suficientes, o que pode ser difícil no caso dos idosos. Embora a vacinação seja claramente recomendada para aquele grupo, a vacina pode ser menos eficaz, sobretudo se o seu estado de saúde já estiver debilitado.

Mais do que prevenir a gripe, a vacina para os grupos de risco pretende evitar complicações potencialmente fatais.

Medidas de prevenção da gripe

A par da toma da vacina contra a gripe, a Direção-Geral da Saúde recomenda algumas medidas simples para prevenir o contágio:

  • manter o conforto térmico, ou seja, agasalhar-se de acordo com a temperatura ambiente;
  • assegurar a higiene das mãos;
  • seguir uma alimentação saudável;
  • manter algum distanciamento social e seguir as regras da etiqueta respiratória (como, por exemplo, não respirar para cima dos outros, manter a distância da sua respiração e tapar a boca quando espirra).

Mais Recentes

Estes são os signos mais sortudos no amor

há 5 horas

Primeiro museu de arte contemporânea de Malta, será inaugurado em outubro

há 6 horas

Dicas para manter os pés saudáveis durante todo o ano

há 8 horas

Óleo de gengibre e os seus (muitos) benefícios

há 9 horas

Maior exposição digital do mundo sobre Salvador Dalí chega ao Porto

há 13 horas

Dia Mundial do Linfoma: Linfoma não-Hodgkin é o sétimo tipo de cancro mais frequente em Portugal

há 14 horas

3 dicas para criar e manter hábitos de trabalho saudáveis, depois do verão

há 1 dia

Scarlett Porto celebra Negroni Week com quatro reinterpretações surpreendentes do icónico cocktail

há 1 dia

T-shirt sustentável e inovadora veste Seleção Nacional no Campeonato do Mundo das Profissões

há 1 dia

O mais antigo festival de magia de Portugal leva espectáculos gratuitos às ruas de Coimbra

há 1 dia

Restaurantes portugueses distinguidos pela revista Wine Spectator

há 2 dias

Alzheimer Portugal lança campanha de angariação de fundos “A Esperança mora aqui”

há 2 dias

Cerâmica em festa: exposições, ateliers e arte nas ruas em Alcobaça e nas Caldas da Rainha

há 2 dias

Quer perder peso? Durma mais uma hora por dia

há 2 dias

Medicamento para Alzheimer mostra-se promissor no tratamento de outro tipo de demência

há 2 dias

Dieta comum para perda de peso pode ter uma desvantagem muito séria, alerta este estudo

há 2 dias

Parece mentira mas é verdade: a pescada está mais cara do que o bacalhau

há 2 dias

Os três tipos de amigos que você precisa ter para ser feliz, segundo Harvard

há 2 dias

Novo lip tint da Primark custa 3 euros e “imita” na perfeição outro da marca de Hailey Bieber

há 2 dias

É a loucura: regressaram as bolachas do Lidl com 13 gramas de proteína (custam 1,49 euros)

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.