<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Vai brincar ao Carnaval? Leve o chapéu de chuva mas deixe o casaco em casa. O termómetro pode chegar ao 24 graus

17 Fevereiro 2023
Forever Young

Ora veja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a partir de hoje e até terça-feira de Carnaval, aguaceiros, temperaturas máximas entre os 17 e os 24 graus e poeiras provenientes do norte de África, avança a Lusa.

De acordo com o IPMA, até terça-feira o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma depressão centrada a sudoeste da Península Ibérica.

Por causa da depressão, está previsto o transporte de poeiras em suspensão na atmosfera sobre o continente provenientes do norte de África, que deverão ter baixa concentração, mas podem aumentar temporariamente entre o final do dia de sábado e domingo.

A partir de hoje está também previsto um aumento da nebulosidade, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros no Algarve no fim do dia.

No sábado, os aguaceiros serão na região sul, podendo estender-se à região centro a partir da tarde. No domingo, os aguaceiros serão fracos e pouco frequentes, voltando a aumentar a frequência na segunda e terça-feira, podendo nestes dias ocorrer também na região norte.

“Esta situação meteorológica tem alguma incerteza associada devido principalmente à posição da referida depressão. Salienta-se que o regime de aguaceiros pressupõe precipitação intermitente e dispersa, tanto a nível espacial, como a nível temporal”, refere o IPMA em comunicado.

Quanto às temperaturas, o IPMA indica que irá sofrer pequenas variações, com os valores da mínima entre 08 e 13 graus Celsius no litoral e entre 06 e 09 graus no interior, sendo ligeiramente mais baixas, entre 03 e 6ºC, no interior Norte e Beira Alta.

Os valores da temperatura máxima serão superiores ao normal para a época do ano, situando-se entre 17 e 24 graus na maioria do território continental.

O vento será fraco a moderado, soprando moderado a forte no Algarve sábado e nas terras altas, em especial das regiões Centro e Sul.

O IPMA prevê ainda agitação marítima, com ondas de sueste na costa sul do Algarve com 1 a 2 metros, sendo entre 2 a 2,5 metros hoje e sábado.

Para o arquipélago da Madeira estão previstos períodos de muita nebulosidade e ocorrência de aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas.

Na segunda e terça-feira, a probabilidade para que ocorra precipitação diminui e os aguaceiros, a ocorrerem, serão de um modo geral fracos.

Está também previsto vento moderado a forte e temperaturas máximas entre os 16 e os 22.

Nos Açores, entre hoje e segunda-feira prevê-se nebulosidade mas alternando com abertas em todas as ilhas, não se esperando, precipitação significativa.

Na terça-feira de Carnaval, a “aproximação e passagem de uma superfície frontal fria com ondulações, com deslocamento lento e com atividade moderada” vai afetar o estado do tempo em todas as ilhas, começando pelas ilhas do Grupo Ocidental e estendendo-se gradualmente pelo restante Arquipélago.

Assim, é aguardado um aumento da nebulosidade com períodos de chuva fraca passando a aguaceiros fracos e, apenas nas ilhas Fores e Corvo, um ligeiro aumento da intensidade do vento.

As temperaturas máximas vão variar entre os 15ºC a 17ºC.

 

Mais Recentes

Emissão Especial: Entrega dos Prémios Human Resources 2025

há 2 horas

10 benefícios da canela: além do pauzinho no café e do pó no arroz doce

há 3 horas

“Os amigos são para sempre”: pode dizer o mesmo do seu parceiro amoroso?

há 3 horas

Manchas solares: 7 mandamentos para as prevenir e tratar

há 3 horas

Dicas caseiras para tratar dos cotovelos e mostrar usar os braços sem vergonha

há 4 horas

Se tem vontade, chore: a sua saúde vai (certamente) agradecer

há 4 horas

9 erros que não deve (nunca) cometer quando decora a sala

há 4 horas

Quase sempre ignorado, este vegetal, rico em colágeno, elimina as rugas e melhora a memória depois dos 60 anos

há 5 horas

«Fungo mortal pode matar milhões se não agirmos rapidamente», alertam os cientistas

há 5 horas

«Isto é o que significa se deixar habitualmente o seu telefone no modo silencioso», revelam os especialistas

há 5 horas

«Este é o local onde é mais provável desenvolver alergia incomum à carne vermelha», garantem os especialistas

há 5 horas

«Sim, é possível morrer de coração partido; sobretudo se for uma destas pessoas», revelam especialistas

há 6 horas

Prolongue a vida da bateria do seu telemóvel e reduza o consumo: basta seguir estas dicas

há 6 horas

Prepare-se: daqui a 6 meses a idade da reforma e os cortes nas pensões antecipadas vão subir

há 6 horas

‘Vishing’: saiba como se proteger das burlas das chamadas internacionais

há 6 horas

Evite idas desnecessárias à oficina: 5 dicas para manter o seu carro em perfeitas condições

há 7 horas

Hotel renova imagem com design vanguardista e novos espaços gastronómicos

há 7 horas

Ioga sob a luz da lua celebra o bem-estar em harmonia com a natureza

há 8 horas

Se está a planear as férias importa saber: estes são os países mais seguros para viajar (saiba em que posição está Portugal)

há 8 horas

Transformar cascas de laranja em kombucha? Sim, é possível (e diz quem provou que é bom)

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.