Vai de férias? Dicas para evitar o desperdício alimentar

Vai de férias e inda tem o frigorífico recheado de comida?

Nos tempos que correm soluções que nos permitem poupar na carteira, principalmente no que diz respeito a alimentação, não são para desperdiçar.

Mas está claro também, que mesmo na compra de uma Magic Box, onde já poupamos na carteira e no ambiente ao adquirirmos alimentos excedentes, convêm também garantir que esses alimentos não se desperdiçam depois, em casa.

E para que isso não seja um problema a Too Good To Go, dá-lhe 7 dicas para a preservação e aproveitamento dos mais variados tipos de alimentos, para que possamos ir de férias e voltar, sem desperdiçar.

Há algo de muito reconfortante num frigorífico recheado de comida – mas quando as suas férias de verão estão a chegar, isso pode, rapidamente, transformar-se num problema. As boas notícias? Não precisa de o ser. Desde ser criativo com novas receitas, ou até investir em embalagens para congelados, o processo de limpar o seu frigorífico pode ser uma tarefa bastante satisfatória – e (preferencialmente) sustentável.

1. Lembre-se: pode congelar ovos e laticínios
Bata os ovos e congele-os em recipientes próprios rotulados ou em cuvetes e formas de gelo. As formas de gelo padrão levam até 2 colheres de sopa por cubo, o que facilita a medição de ingredientes para receitas futuras. Se sobrar leite ou iogurte, misture com algumas frutas e despeje a mistura em formas de gelado. Serão o doce zero desperdício ideal para quando regressar de férias e quiser matar saudades.

2. Experimente uma receita de pesto remixada
A beleza do pesto é que pode ser feito com qualquer erva aromática que tenha folha. Por exemplo, se não tem manjericão, salsa ou hortelã são ótimos substitutos. Basta misturar as folhas com alho, azeite, parmesão e pinhões. Não tem parmesão ou pinhões? Torne-o vegano com um pouco de sumo de limão e misture sementes ou nozes, que tenha à mão. Lembre-se a ideia é usar o que tem em casa.

3. Prepare um banquete com o que tem no frigorífico
Faça um plano de refeições para a semana seguinte, usando o maior número possível de itens que tem no firgorífico. Esta é uma maneira divertida de se desafiar a si mesmo e ser criativo. Pode sempre dividir as suas criações em porções e depois congelá-las, para ter refeições rápidas para desfrutar quando voltar a casa.

4. Prepare e confecione as suas proteínas, para refeições futuras
Seja carne, feijão ou tofu, as proteínas são um dos ingredientes mais versáteis. Uma vez picados e marinados, podem ser adicionados, e elevar, praticamente qualquer prato. Se tiver de sobra, cozinhe e congele-as para usar nas noites em que sente preguiça de cozinhar.

5. Tire proveito do seu Congelador
Se acha que não vai comer todas as frutas e legumes, que foi buscar na sua Magic Box da Too Good To Go, então corte e congele-as. Vegetais congelados são uma ótima forma de elevar qualquer prato – pense em batatas fritas, caril, massas, risotos ou tortas. Da mesma forma, verduras congeladas, como espinafre, podem ser misturadas com frutas e congeladas em doses individuais. Ótimas para dar aos seus smoothies um impulso extra de nutrientes.

6. Faça shots de gengibre com frutas cítricas
Há sempre um limão ou laranja solitário em qualquer cozinha. As boas notícias? Só precisa de um ou dois para fazer um shot saudável de gengibre. Basta adicionar os cítricos ao liquidificador com uma colher de sopa de açafrão, 2 colheres de gengibre, uma colher de chá de mel e uma pitada de pimenta preta. Decantar em pequenas garrafas e consumir ao longo da semana. Pode também congelar os shots, pois são uma ótima surpresa para as visitas inesperadas.

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